Folha de S. Paulo


Fifa apresenta nova tecnologia da linha do gol para as Confederações

A Fifa apresentou nesta sexta-feira a tecnologia da linha do gol (GLT, na sigla em inglês) que será utilizada na Copa das Confederações e na Copa-2014.

O sistema, idêntico ao que foi usado no Mundial de Clubes do ano passado (mas produzido por uma empresa diferente, a alemã GoalControl), funciona com 14 câmeras de alta velocidade instaladas nas coberturas de cada um dos seis estádios onde acontecerão os jogos.

Apontadas para a linha do gol, elas captam 500 imagens por segundo, fazendo uma leitura 3D da bola e enviando o resultado para um software que processa a imagem. A confirmação do gol é enviada para o relógio usado pelo árbitro.

"Essa tecnologia é algo que muitos fãs estavam esperando", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa. "Fizemos uma série de testes, a instalação aqui deu muito trabalho, porque os estádios foram entregues com um certo atraso, como vocês sabem."

Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa, disse que a tecnologia não retira poder dos árbitros, que continuarão responsáveis por validar o gol.

"É importante lembrar aos árbitros que não é uma grande mudança. É apenas um apoio, porque é muito difícil ver a olho nu se uma bola muito rápida cruzou totalmente a linha", disse.

"Mas eles devem estar preparados porque, como com qualquer tecnologia, algo pode acontecer, como o relógio não funcionar. Por isso nossa preparação não mudou, os árbitros precisam continuar com atenção em todos os momentos. A tecnologia é importante, mas estar concentrado é mais."

Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: