Folha de S. Paulo


Atacante uruguaio acaba com tabu de 72 anos no Gaúcho

Eleito o melhor atleta da Copa de 2010 e goleador da Europa pelo Villarreal e Atlético de Madri nas temporadas 2004/2005 e 2008/2009, o atacante Diego Forlán foi um dos principais destaques da conquista do tricampeonato gaúcho do Internacional e termina a disputa como artilheiro do Gaúcho, com nove gols em 13 jogos.

Alexandre Lops - 3.mar.2013/Divulgação Inter-RS
Forlán comemora gol do Internacional
Forlán comemora gol do Internacional

O uruguaio, que tem presença praticamente certa na Copa das Confederações (de 15 a 30 de junho), venceu uma disputa interna com o centroavante Leandro Damião, que ficou com oito, e impediu o feito histórico do camisa 9, que buscava pela terceira vez seguida o posto. Ainda assim, Forlán também atingiu um feito histórico.

O camisa 7 do Inter também escreveu o seu nome na história do futebol gaúcho, já que desde o campeonato de 1941 que um estrangeiro não alcançava a artilharia. O último havia sido o também colorado e argentino Villalba.

"O time merecia, estou muito feliz. Ganhar os dois turnos e não ter a final é muito bom. O time mereceu ganhar este título", afirmou.

Nas duas últimas edições do campeonato estadual, Damião havia sido o goleador [17 gols em 2011 e 11 em 2012].

Contratado em julho de 2012, o atacante uruguaio não empolgou nos primeiros 19 jogos, marcando apenas cinco gols. Agora, tem 10 marcados em 15 jogos na temporada.

A comissão técnica colorada dá uma atenção especial ao ídolo: com um tratamento médico e fisioterápico, o jogador conseguiu superar dores no tornozelo esquerdo e voltar a jogar bem. O uruguaio inclusive toma aulas de pilates para melhorar a parte física e evitar lesões, tudo sob o cuidado do fisioterapeuta colorado, Feliciano Bastos Neto.


Endereço da página: