Folha de S. Paulo


Com título, Renato Gaúcho pode igualar Zidane, adversário na final

Menos de três semanas após se tornaro primeiro brasileiro campeão da Libertadores como treinador e jogador, Renato Gaúcho, 55, pode repetir a proeza, mas agora com o título do Mundial de Clubes.

Neste sábado (16), às 15h (de Brasília), o Grêmio enfrenta o Real Madrid em Abu Dhabi (EAU).

Ele conquistou o título da competição como atleta em 1983, quando marcou os dois gols da vitória do Grêmio sobre o Hamburgo por 2 a 1.

Caso conquiste o troféu, vai entrar para um seleto grupo que tem o francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, e os italianos Carlo Ancelotti, atualmente sem clube, e Giovanni Trapattoni, além de quatro sul-americanos.

O primeiro europeu a ter conseguido as duas taças na carreira foi Trapattoni, campeão como atleta com o Milan em 1969 e como treinador com a Juventus em 1985. Zidane levantou o troféu como jogador pela Juventus em 1986 e, no ano passado, como treinador do Real Madrid.

Já Ancelotti foi campeão como jogador em 1989, quando o Milan venceu o Atlético Nacional, e teve duas conquistas como técnico: em 2007 (Milan) e 2014 (Real Madrid).

Já os treinadores sul-americanos que levantaram o título como treinador e jogador do Mundial de Clubes foram os uruguaios Luís Cubilla e Juan Mujica. O primeiro foi campeão como atleta em duas oportunidades: em 1961 e 1971 pelo Penãrol e Nacional, respectivamente. Como treinador, faturou o título pelo Olímpia em 1979.

Juan Mujica foi campeão pelo Nacional como jogador em 1971 e atleta em 1980.


Endereço da página:

Links no texto: