Folha de S. Paulo


No adeus a Lugano, São Paulo empata com Bahia diante de 60 mil torcedores

Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress
Lugano durante o empate com o Bahia no estádio do Morumbi
Lugano durante o empate com o Bahia no estádio do Morumbi

A trajetória de Diego Lugano no São Paulo, ao menos como atleta, terminou neste domingo (3).

Titular pela primeira vez em cinco meses, o zagueiro se despediu da torcida com grande festa no Morumbi, mas apenas um empate em 1 a 1 diante do Bahia na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Mais de 60 mil torcedores terminaram o ano do futebol com o sentimento de dever cumprido por ajudar o clube a evitar o vexame do rebaixamento, mas frustrados pela vaga na Copa Libertadores da América de 2018 ter escapado.

O momento de maior alegria para os são-paulinos na tarde de domingo foi com o gol de Brenner, de apenas 17 anos, que marcou pela primeira vez como profissional.

As angústias vieram com um pênalti não marcado justamente em Lugano e com o gol de Éder, já aos 43 minutos da etapa final, em vacilo do tão aclamado Jucilei.

Com os resultados da rodada, o São Paulo poderia terminar em nono e se classificar para a fase preliminar da Libertadores em caso de título do Flamengo na Copa Sul-Americana.

O empate, no entanto, deixou tricolores paulistas e baianos também em igualdade na tabela: 50 pontos para cada. Essa é a menor pontuação do time do Morumbi na história do Brasileirão de pontos corridos, igualando a campanha de 2013. A diferença é que, há quatro anos, o a equipe ficou na nona colocação. Agora, foi 13º. O Bahia foi o 12º.

A torcida do São Paulo quebrou recordes em 2017 - maior média de público da história do clube, primeira temporada sem jogos com menos de 10 mil pessoas e ultrapassando um milhão de torcedores nos jogos como mandante.

Até por isso, o domingo foi de homenagens aos são-paulinos. Produtos especiais foram colocados à venda, bandeirinhas foram distribuídas e ingressos saíram até por R$ 1.

Antes do jogo, as escolas de samba das duas principais organizadas do clube, Dragões da Real e Independente, ainda fizeram um desfile pela pista de atletismo do Morumbi.

No intervalo, um bandeirão foi esticado no gramado com os dizeres: "Sua paixão, sua garra, sua lealdade e sua fé movem nosso time. Uma homenagem à torcida que bateu recordes em 2017".


Endereço da página: