Folha de S. Paulo


Renato tenta ser 1º brasileiro a ganhar Libertadores jogando e como técnico

Juan Mabromata/AFP
Renato Gaúcho durante treino no estádio La Fortaleza, em Lanús
Renato Gaúcho durante treino no estádio La Fortaleza, em Lanús

Principal ídolo do Grêmio, Renato Gaúcho pode escrever mais um capítulo na história do clube e do futebol brasileiro.

Nesta quarta-feira (29), ele pode se tornar o primeiro brasileiro campeão da Copa Libertadores como jogador e treinador.

Com a vitória no jogo de ida por 1 a 0, a equipe gaúcha garante o tricampeonato com um empate diante do Lanús nesta quarta, no estádio Lá Fortaleza.

Renato teve participação no primeiro título gremista na principal competição Sul-Americana. Em 1983, ele participou do primeiro gol que originou a vitória da equipe sobre o Peñarol por 2 a 1. No mesmo ano, Renato marcou os dois gols da vitória gremista sobre o Hamburgo por 2 a 1, na decisão do Mundial de clubes.

Ele já teve a chance de conquistar o título da competição em 2008 e 2011. Na primeira, foi vice-campeão com o Fluminense após perder a decisão para a LDU. Três anos depois, dirigiu o Grêmio, que caiu nas oitavas de final da Libertadores para a Universidad Católica.

"Pra mim é maravilhoso. O Grêmio é minha segunda casa. Me sinto muito bem aqui e muito orgulhoso. Mas ainda falta e temos de estar focados. Já tenho história no Grêmio, mas quero aumentar minha história", disse Renato.

"Todo título, seja como treinador ou como jogador é especial. É para isso que trabalhamos tanto dentro e fora de campo", completou.

É a terceira passagem do treinador pela equipe gaúcha (2010/2011, 2013 e 2016/2017). Nesta última, conquistou o título da Copa do Brasil.

Irreverente, Renato já pediu a construção de uma estátua para ele na Arena. Se for campeão da Libertadores, certamente fará o pedido novamente.

"Estou trabalhando para isso. Vai ser demais, até porque todo mundo sabe que eu sou gremista. Já estou imaginando aqui na minha cabeça. Não é que só quem merece estátua sou eu. Estátua cada um luta pela sua. Eu luto pela minha. O que eu mais cobro do presidente e da diretoria é cadê a minha estátua. Quantos títulos eu vou ter que ganhar para ter uma estátua?", brincou o treinador recentemente.

Sete jogadores já conquistaram o título da Libertadores como treinadores: os argentinos Humberto Maschio, Roberto Ferreiro, José Omar Pastoriza, Nery Pumpido e Marcelo Gallardo e os uruguaios Luis Cubillas e Juan Martín Mujica.


Endereço da página:

Links no texto: