Folha de S. Paulo


Novato na elite da Itália só perde e bate recorde negativo na Europa

Mario Taddeo/Associated Press
Marco D'Alessandro, do Benvento (à direita), em disputa com adversário do Sasuolo
Marco D'Alessandro, do Benvento (à direita), em disputa com adversário do Sasuolo

A italiana Benevento, a cerca de 70 km de Nápoles, é conhecida como a cidade das bruxas. A fama surgiu dos rituais pagãos de bárbaros que invadiram a região nos primeiros séculos da Idade Média.

Atualmente, a bruxa continua solta por lá, mas devido ao time local: com 13 derrotas em 13 partidas no Campeonato Italiano, o Benevento Calcio tem o pior início de campeonato de uma equipe na história das principais ligas de futebol europeias.

O recorde foi sacramentado no último domingo (19), com um gol sofrido aos 49 minutos do segundo tempo contra o Sassuolo. Com a derrota por 2 a 1 em casa, o Benevento quebrou uma marca que já durava 87 anos: na temporada 1930/1931, o Manchester United passou as 12 primeiras rodadas do Campeonato Inglês sem pontuar.

Foram apenas seis gols marcados e 33 sofridos ao longo da campanha até agora.

O repertório de fracassos é variado: vão das vexatórias derrotas em casa por 6 a 0, contra o Napoli, e 5 a 1, para a Lazio, às dramáticas partidas contra o Cagliari, quando tomou um gol aos 50 min do segundo tempo após ter empatado um minutos antes, e contra o Sassuolo, que rendeu o recorde infeliz à equipe do sul da Itália.

Não existe paralelo nas outra quatro ligas mais bem classificadas no ranking da Uefa (Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha), que mede o desempenho das equipes europeias nas competições continentais.

Só o Grenoble, da França, havia igualado a marca negativa do Manchester United, com 12 derrotas no início da temporada 2009/2010 do campeonato local.

O Zaragoza enfileirou oito insucessos em 1952 pelo Campeonato Espanhol. Na Alemanha, o Fortuna Dusseldorf teve um jejum mais modesto, com seis derrotas em 1990.

ACESSO

Fundado em 1929, fechado e reaberto algumas vezes por problemas financeiros, o Benevento teve uma ascensão recente parecida com a da Chapecoense, que estreou na divisão principal do futebol brasileiro em 2014, após consecutivos acessos.

O time italiano disputou a segunda divisão pela primeira vez na temporada passada e, de cara, conseguiu acesso para disputar a Série A.

A vida na elite vem sendo difícil desde o começo. Nas primeiras cinco rodadas, os jogadores do time tinham vazado mais o próprio goleiro do que os dos adversários -foram dois gols marcados contra e um a favor. Em setembro, o capitão Fabio Lucioni foi suspenso por doping, e, após nove jogos, Marco Baroni, técnico responsável pelos acessos, foi demitido.

O time tenta reverter a sequência na próxima segunda-feira (27), quando enfrenta o Atalanta fora de casa.


Endereço da página: