Folha de S. Paulo


Para persuadir atletas na NBA, técnico da seleção fará périplo nos EUA

Divulgação/CBB
Aleksandar Petrovic é apresentado como novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete
O croata Aleksandar Petrovic, novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete

O novo técnico seleção brasileira masculina de basquete, Aleksandar Petrovic, 58, fará um périplo pelos Estados Unidos em fevereiro para tentar sensibilizar os jogadores do país que atuam na NBA a disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete de 2019, na China.

A intenção do croata é contar com os atletas na terceira e quarta janelas das eliminatórias, entre o final de junho e o início de julho próximos, quando a liga profissional americana estará em recesso.

O Brasil duelará com a Venezuela (29 de junho), e com a Colômbia (2 de julho). Os dois jogos serão fora de casa.

Petrovic deve começar sua turnê por Toronto, onde Bruno Caboclo e Lucas Bebê defendem os Raptors, e passar por Chicago, Utah e Houston –Cristiano Felício joga pelos Bulls, Raulzinho pelos Jazz e Nenê pelos Rockets.

O veterano pivô é tido como peça fundamental pelo treinador europeu.

"Eu tenho que abrir esse diálogo porque espero contar com alguns deles", disse.

À parte a tentativa de persuadir os jogadores, Petrovic não acredita que haverá problemas para obter liberação da NBA, que por vezes dificulta a cessão de atletas para suas seleções nacionais.

"O primeiro objetivo é classificar para a Copa do Mundo da China sem maiores problemas. Estou bem convencido de que conseguiremos isso com participação desses jogadores", prosseguiu.

Entre os atletas que figuraram com destaque na NBA nos últimos anos, apenas Anderson Varejão foi convocado para a primeira janela das eliminatórias. Hoje, ele está sem time na liga americana.

O técnico, que foi apresentado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) no mês passado, afirmou que teve pouco tempo para trabalhar com o elenco que vai a quadra nesta sexta (24), contra o Chile. Porém, ressalvou que conhece bem os atletas.

Ele dirigiu a seleção da Croácia na Olimpíada do Rio, que enfrentou –e venceu– o Brasil na primeira fase.

"As pessoas podem subestimar meu conhecimento de Brasil, mas eu sei muito do basquete brasileiro. Joguei inúmeras vezes contra a seleção brasileira. Nos Jogos do Rio, tive que fazer uma profunda análise dos jogadores e da seleção, então conheço todos muito bem", comentou.

Em que pese o pouco convívio, ele disse que o primeiro contato foi animador.

"A atmosfera é surpreendente e, com ela, é muito mais fácil para trabalhar", complementou Petrovic.

NA TV
Chile x Brasil
22h (de Brasília) - Esporte Interativo


Endereço da página:

Links no texto: