Folha de S. Paulo


Hamilton bate em treino e largará em último no GP Brasil; Bottas é pole

Nelson Almeida/AFP
O piloto finlandês Mercedes, Valtteri Bottas (C), o piloto alemão Ferrari Sebastian Vettel (L) e o piloto finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen, colocam fotos depois de terem ocupado o primeiro, segundo e terceiro lugar no início do Grande Prêmio da Fórmula 1, respectivamente, durante o Sessão de qualificação Q3 no circuito de Interlagos em São Paulo, Brasil, em 11 de novembro de 2017.
Companheiro de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas (ao centro) fez a pole position do GP do Brasil

Tetracampeão mundial da F-1, Lewis Hamilton largará na última posição do GP Brasil que será realizado às 14h (de Brasília) neste domingo (12).

A pole position ficou com seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, com o tempo de 1min08s322. Sebastian Vettel foi o segundo, com 1min08s360. Kimi Raikkonen foi o terceiro, com 1min08s538.

Felipe Massa acabou em décimo, mas largará em nono graças a uma punição com a perda de dez posições aplicada a Daniel Ricciardo por trocar a unidade de potência de seu carro. O australiano da Red Bull havia sido o quinto.

Logo nos primeiros minutos do treino, Hamilton perdeu o controle de sua Mercedes na saída do Laranjinha e se chocou fortemente contra a barreira de pneus. Era sua primeira volta lançada.

Isso obrigou a direção de prova a dar bandeira vermelha e interromper a sessão.

O piloto conseguiu deixar o carro sem problemas. O veículo, porém, ficou bastante danificado.

Esta é a primeira vez nas últimas 27 provas que Hamilton não consegue avançar do Q1. No ano passado, ele foi o vencedor em Interlagos.

No momento da batida, a pista ainda estava úmida, em virtude da chuva um pouco antes da sessão classificatória, e também fria, com temperatura de 28 graus.

Hamilton havia liderado as duas sessões de treino livre na sexta-feira (10) e acabado em segundo no treino livre deste sábado (11), atrás do companheiro Valtteri Bottas.

O Q2 não teve grandes emoções nem surpresas.

No Q3, a disputa acirrada entre as Ferraris e Valtteri Bottas durou até a bandeirada final. O finlandês, porém, conseguiu desbancar o alemão do primeiro posto.

Bottas fez apenas a terceira pole position de sua carreira na Fórmula 1. As outras duas também aconteceram nesta temporada. Ele recebeu os cumprimentos de Hamilton ao deixar o carro.

Seu tempo no Q3 foi o recorde de Interlagos registrado fora de uma corrida.

"Foi uma boa briga com Seb durante toda a classificação. É uma pena que Lewis tenha saído no começo, mas estou feliz que pude fazer um bom trabalho pelo time", afirmou o finlandês.

"O crucial amanhã será evitar erros e ter uma boa largada. Tenho grandes expectativas", disse o pole.

Confira os dez primeiros colocados no grid do GP do Brasil:

1. Valtteri Bottas (FIN) Mercedes - 1min08s322
2. Sebastian Vettel (ALE) Ferrari - 1min08s360
3. Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1min08s538
4. Max Verstappen (HOL) Red Bull - 1min08s925
5. Sergio Perez (MEX) Force India - 1min09s598
6. Fernando Alonso (ESP) McLaren - 1min09s617
7. Nico Hulkenberg (ALE) Renault - 1min09s703
8. Carlos Sainz (ESP) Renault - 1min09s805
9. Felipe Massa (BRA) Williams - 1min09s841
10. Esteban Ocon (FRA) Force India - [não correu o Q3]*

*O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez o quinto melhor tempo (1min09s330) no Q3, mas foi punido com a perda de dez posições por trocar a unidade de potência de seu carro.


Endereço da página:

Links no texto: