Folha de S. Paulo


Contratado por Franca, Leandrinho será 1º campeão da NBA a jogar o NBB

Lucas Lima/UOL/Folhapress
Leandrinho, do Brasil, tenta jogada de ataque diante da Lituânia, estreia do basquete brasileiro nos Jogos do Rio, neste domingo
Leandrinho reforça Franca em luta por 1º título após dez anos

Há dez anos sem conquistar um título na elite do basquete brasileiro, Franca vai ganhar um grande reforço para buscar seu primeiro troféu do NBB. o ala Leandrinho, 34.

Sem clube após ser dispensado pelo Phoenix Suns, na NBA, o veloz cestinha será o primeiro campeão da liga norte-americana a disputar o campeonato nacional.

Por Franca, deve ser liberado para estrear em 3 de dezembro contra Bauru, um clássico do interior paulista.

Essa não será a primeira participação de Leandrinho no NBB, no entanto. O jogador já soma 14 partidas pela competição em seu currículo, em duas temporadas distintas.

Na campanha 2011/2012, fez seis jogos pelo Flamengo, com média de 19 pontos e 4 assistências, em 33 minutos. Depois, em 2013/2014, foram mais oito pelo Pinheiros, com 20,8 pontos e 3,1 assistências em 33,4 minutos. Não foi até o fim de nenhuma delas.

Quando jogou pelo clube carioca, a NBA estava paralisada devido a divergências entre os proprietários das franquias e os jogadores para a renegociação de seu acordo trabalhista. No momento em que o campeonato foi reativado, o atleta teve de se apresentar ao Indiana Pacers.

Duas temporadas depois, Leandrinho jogou pelo Pinheiros após se recuperar de uma cirurgia no joelho. Ao mostrar que estava plenamente recuperado, se transferiu para o Phoenix Suns, clube que introduziu à liga norte-americana em 2003, aos 20 anos.

Com boas atuações, migrou para o Golden State Warriors, pelo qual foi campeão da liga americana em 2015.

Para contratar o astro da seleção brasileira, Franca teve aumento em um investimento já relevante por parte do Sesi, seu parceiro.

O clube já tinha reforços importantes como o ala Leo Meindl, repatriado, e o ala-pivô Jefferson William, ambos campeões do NBB pelo Bauru em sua nona edição. Os alas-pivôs Rafael Mineiro, da seleção, e Luis Gruber também chegaram.

Na abertura da temporada, o Franca chegou à final do Campeonato Paulista, mas foi derrotado pelo Paulistano. Perdeu o quinto jogo da série melhor-de-cinco jogando em casa, no Pedrocão.

A expectativa de sua diretoria e do técnico Helinho é de que Leandrinho agora ofereça poder de fogo no perímetro, a ponto de alçar a equipe à condição de favorita ao título nacional.

O último troféu de Franca foi o do Paulista de 2007.

Em competições nacionais, o clube não é campeão desde 1999, quando o campeonato ainda era administrado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete). No atual formato, foi finalista em 2011, sendo superado pelo Brasília.


Endereço da página:

Links no texto: