Folha de S. Paulo


Com oito pontos de folga, Corinthians pode ser campeão na próxima quarta

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
Giovanni Augusto jogador do Corinthians comemora o gol durante partida contra o Atlético-PR
Giovanni comemora o gol da vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR

O Corinthians está quase lá. Com oito pontos de vantagem na liderança a cinco rodadas do fim, a equipe pode ser campeã brasileira contra o Fluminense, na próxima quarta (15), no Itaquerão.

Para isso, terá de vencer o Avaí no sábado (11) e esperar que o Grêmio não vença Vitória ou São Paulo nas próximas duas rodadas.

Com 65 pontos, o Corinthians derrotou o Atlético-PR por 1 a 0, nesta quarta (8), na Arena da Baixada. E o fez porque recuperou uma das características que o fez liderar o Brasileiro a partir da quinta rodada: a resiliência.

O Santos, que começou o dia na vice-liderança e com esperança de ainda entrar na briga pelo título nacional, perdeu de virada, em casa, para o Vasco, por 2 a 1. Estacionou nos 56 pontos e foi ultrapassado pelo Grêmio, que, com a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, chegou a 57.

No primeiro turno, a equipe de Fábio Carille cansou de mostrar o que se viu em Curitiba: a capacidade de absorver golpes, não se apavorar, insistir em jogadas ofensivas e encontrar um gol salvador. Diante do Atlético, contou com um herói improvável.

Giovanni Augusto foi criticado por mostrar pouca vontade, quase acabou trocado com o Internacional por Valdivia e foi pouco utilizado no Brasileiro. Mas o passo decisivo para o título nacional aconteceu por causa dele.
O meia saiu do banco para anotar o gol da vitória. Um lance que pareceu cruzamento, mas em que a bola morreu dentro do gol a 14 minutos do final da partida.

"Não desisto de jogadores. Está no meu grupo trabalhando e querendo, eu não desisto. Ele entrou muito bem em Porto Alegre e depois passou por uma cirurgia. Iniciei com ele contra o Fluminense e bateu escanteio do gol", disse Carille sobre o atleta, que não fazia gol há mais de um ano.

Não que o meia-atacante tenha sido o único salvador do candidato ao título. Quando o placar estava 0 a 0 e o Corinthians jogava mal, Walter defendeu pênalti cobrado por Nikão. Foi lance que mudou os rumos do jogo.
Na etapa final, Walter teve de ser substituído, com dores na coxa. Ele será avaliado nesta quinta (9) pelo departamento médico.

NA BAIXADA

Parecia que a partida na Vila Belmiro teria o mesmo destino. O Santos atuou mal e durante boa parte do confronto foi dominado pelo Vasco. Mas houve o momento em que Lucas Lima brilhou com um passe para Ricardo Oliveira marcar. Não que isso tenha aliviado a ira da torcida contra o meia que dá sinais de que não continuará no clube em 2018.

A Vila Belmiro pareceu ter respirado aliviada com o gol, apesar do pequeno público de 7.841 pagantes. Nem parecia ser confronto decisivo.

O Santos, assim como o Corinthians, parecia repetir uma fórmula que deu certo à exaustão em 2017. Criar uma vantagem e deixar Vanderlei garantir a vitória com grandes defesas. Mas, pelo menos nesta quarta, o goleiro não conseguiu. Falhou no gol do empate do Vasco, de Evander, que chutou de muito longe, e ainda escorregou na virada do clube carioca, em cobrança de falta de Nenê.

Foi o que bastou para o caldo entornar na Vila Belmiro. David Braz discutiu com torcedores na saída de campo. Parte das organizadas voltou a hostilizar Lucas Lima. Situação semelhante a que o Corinthians viveu na semana passada, antes do clássico contra o Palmeiras.

Desde então, o líder venceu duas vezes e ficou perto do título. A dupla que construiu o gol santista diante do Vasco está com o futuro indefinido e ficam sem contrato no final do ano.

"Com a vitória deles [Corinthians], complicou. A diferença ficou grande, nove pontos. Não fizemos nosso dever de casa, que era fundamental na reta decisiva", afirmou o volante Renato.

A não ser que protagonize uma virada histórica na classificação, o Santos vai brigar para ficar entre os quatro melhores do torneio, o que garantiria vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.

A quinta posição também serve, desde que o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, esteja no G4.

Este era o principal objetivo da diretoria no início do Brasileiro e ficou mais forte com a queda no torneio sul-americano diante do Barcelona (EQU). Mas a diminuição da distância para o líder fez jogadores e torcedores sonharem com a possibilidade de levantar a taça nacional.

Esta é uma realidade bem mais palpável para o Corinthians. Quando chegou ao vestiário em Curitiba a notícia do segundo gol do Vasco sobre o Santos, o elenco explodiu em gritos de alegria. E ninguém estava mais feliz do que Giovanni Augusto.

Nos segundos finais, foi possível ouvir a torcida corintiana na Arena da Baixada gritar "é campeão!"

Contra o Avaí, Carille vai montar o ataque sem Jô, um dos artilheiros do Brasileiro, com 16 gols. Julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por agressão na partida contra a Ponte Preta, no último dia 29, ele foi suspenso por um jogo.


Endereço da página:

Links no texto: