Folha de S. Paulo


Contra lanterna, São Paulo pode conseguir terceira vitória consecutiva

Marivaldo Oliveira/Código19/Folhapress
Rodrigo Caio durante o treino do São Paulo no CT da Barra Funda
Rodrigo Caio durante o treino do São Paulo no CT da Barra Funda

O São Paulo enfrenta o Atlético-GO neste sábado (4), às 19h, em busca da terceira vitória seguida no Brasileiro -algo que ainda não conseguiu nesta edição do torneio.

Na verdade, a última vez que o time ganhou três jogos consecutivos pelo campeonato foi há mais de dois anos. Em junho de 2015, sob o comando do colombiano Juan Carlos Osorio, bateu Santos, Grêmio e Chapecoense.

Se triunfar contra o lanterna da competição, a equipe de Dorival Júnior talvez possa, enfim, deixar de olhar para a parte de baixo da tabela e se concentrar na de cima.

Com 40 pontos conquistados, restando sete rodadas para o fim do campeonato, o São Paulo está a sete de atingir meta informal imposta por sua própria torcida.

A despeito dos momentos difíceis vividos pelo time, as arquibancadas deram trégua. O discurso das organizadas foi de que aguardariam a chegada aos 47 pontos -número com o qual, no atual formato do Brasileiro, nenhum clube foi rebaixado- para que voltassem eventualmente a cobrar diretoria e elenco.

Após vitórias convincentes contra Flamengo e Santos, que estão entre os sete primeiros colocados, o São Paulo abriu sua maior distância para a zona de rebaixamento desde a quinta rodada.
Agora, tem pela frente uma sequência de jogos contra adversários mais frágeis.

Depois de enfrentar o Atlético-GO, o São Paulo vai receber a Chapecoense, no Pacaembu, na quinta-feira (9).

Somando seus resultados, Atlético-GO e Chapecoense têm aproveitamento de 35,5%, contra 53,7% de Flamengo e Santos.

Ainda assim, Dorival e os jogadores insistem em dizer que a prioridade deve ser escapar do descenso.

"Quero frisar isto: os sete pontos são o nosso objetivo. Queremos conquistar os pontos que faltam o mais rápido possível. Fizemos um pacto por isso", afirmou o zagueiro Rodrigo Caio.

Em sétimo lugar na tabela, fechando a zona de classificação para a Libertadores, o Flamengo tem justamente esses cobiçados 47 pontos.

Existe a chance, porém, de até o nono colocado ir ao torneio continental. Desde que o Grêmio seja campeão da Libertadores e o Flamengo vença a Sul-Americana. E caso os dois e o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, estejam entre os nove primeiros.

Para o atual nono colocado, o Atlético-PR, a distância é de apenas dois pontos.

"Há duas rodadas, falavam que o time iria cair. Agora, com duas vitórias já falam em Libertadores. É pensar jogo a jogo", disse Rodrigo Caio.

Neste sábado, Dorival não contará com um dos destaques nas últimas vitórias do time. Militão deverá desfalcar a lateral direita devido a um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda.

O técnico deve promover a entrada do volante Araruna na posição. No treino de quinta-feira (2), no CT da Barra Funda, o comandante já testou a equipe titular com o meio-campista na ala.

NA TV
Atlético-GO x São Paulo
19h SporTV (menos GO)


Endereço da página: