Folha de S. Paulo


Hamilton leva o tetra da F-1, mesmo após toque em Vettel e pneu furado

Lewis Hamilton, 32, da Mercedes, chegou em nono lugar no Grande Prêmio do México neste domingo (29) e conquistou com duas corridas de antecipação o tetracampeonato mundial de F-1.

O piloto inglês largou em terceiro, atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull, e do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, que fizera sua pole de número 50 na carreira no sábado (28).

Mesmo se Vettel vencesse a prova, o quinto lugar bastava para o título do britânico. Mas o desafio foi além do previsto.

Depois de colidir com Vettel, o piloto da Mercedes chegou a cair para a última posição, mas manteve a tranquilidade até a linha final. O vencedor na capital mexicana foi Verstappen.

Com a façanha, Hamilton superou em títulos tricampeões como o ídolo Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Nelson Piquet, Jackie Stewart, Jack Brabham e Niki Lauda. E se igualou a Vettel (2010-2013) e ao francês Alain Prost (1985, 1986, 1989 e 1993).

O maior vencedor da história da categoria é o alemão Michael Schumacher, com sete troféus (1994, 1995, 2000-2004), seguido pelo argentino Juan Manuel Fangio, com cinco (1951, 1954-1957).

A taça coroa uma temporada excepcional de Hamilton.

Vice em 2016, quando viu o então companheiro de equipe Nico Rosberg ser campeão com cinco pontos à sua frente, o inglês mostrou maturidade e reverteu a vantagem de Vettel, que chegou a ser de 20 pontos depois da nona etapa, no GP da Áustria.

Um dos segredos para o sucesso do piloto inglês está na classificação para os GPs. Só em 2017 foram 11 poles, que o transformaram no maior recordista no quesito (72). Neste ano, deixou para trás Schumacher (68) e Senna (65), duas lendas da categoria.

"Não parece real. Não é o tipo de corrida que você quer ter, mas eu nunca desisti. Continuei indo em frente até o final", afirmou Hamilton, que alcançou 333 pontos.

Ainda no carro, o inglês recebeu via rádio mensagem do amigo Neymar. "Hey Lewis, parabéns pelo título, o quarto! Parabéns campeão", disse o jogador brasileiro.

O inglês também foi campeão em 2008, ainda pela McLaren, e em 2014 e 2015, já pela escuderia alemã.

O feito também o tornou o britânico com mais títulos na categoria. O país teve, em seu passado, campeões como Nigel Mansell, Jim Clark, James Hunt e Graham e Damon Hill, além de Stewart.

PROVA ACIDENTADA

Na largada, Verstappen assumiu a liderança e Hamilton se chocou com Vettel, seu rival na disputa pelo título.

Com o toque, ambos tiveram de ir para os boxes. O alemão precisou trocar a asa de seu carro e o campeão teve um pneu furado.

Na volta para pista, Hamilton era o 20º e Vettel, o 19º.

Desacreditado com o acidente logo no início da prova, Vettel perguntou à equipe se o toque havia sido proposital. Partiu para cima dos rivais e terminou a corrida em quarto, para ir a 277 pontos.

A duas corridas do final da temporada (o GP do Brasil e o de Abu Dhabi), ainda pode perder o vice-campeonato para Valterri Bottas, da Mercedes, que tem 262 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: