Folha de S. Paulo


Grêmio tenta voltar à final da Libertadores

Diego Vara/Reuters
Renato gesticula durante jogo do Grêmio contra o Godoy Cruz, pela Copa Libertadores
Renato gesticula durante jogo do Grêmio contra o Godoy Cruz, pela Copa Libertadores

O Grêmio inicia nesta quarta (25) a disputa por vaga na final da Libertadores. Único brasileiro ainda na briga, a equipe jogará com o Barcelona de Guaiaquil, do Equador, às 21h45, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

O time comandado por Renato Gaúcho irá a campo pressionado por ter derrapado nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Grêmio empatou sem gols com o líder Corinthians, em Itaquera, e perdeu por 3 a 1 do segundo colocado Palmeiras, em casa. Os resultados o afastaram da disputa pelo título nacional.

O Barcelona chega para a partida como o principal carrasco de brasileiros no torneio. O clube avançou à semifinal após bater o Palmeiras, nos pênaltis, em São Paulo, e derrotar o Santos, na Vila Belmiro.

Como utilizou os jogadores reservas na última rodada do Brasileiro, Renato Gaúcho terá o time titular pronto fisicamente para suportar a intensidade da partida.

O atacante Luan, recuperado de lesão, disputou os últimos jogos e está confirmado para o confronto.

A última vez que o Grêmio chegou à semifinal de Libertadores foi em 2009. Foi eliminado ao perder por 3 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, e empatar por 2 a 2 no jogo da volta, no Olímpico.

O Grêmio foi campeão do torneio continental em 1983 e 1995 e disputou outras duas finais. A última delas foi em 2007, quando perdeu os dois jogos para o Boca Juniors (ARG) e ficou sem o título.

O Barcelona nunca conquistou o torneio sul-americano. Foi vice duas vezes. Em 1990, perdeu a final para o Olímpia (PAR). Em 1998, foi derrotado pelo Vasco.

NA TV
Barcelona x Grêmio
21h45 Globo e SporTV


Endereço da página:

Links no texto: