Folha de S. Paulo


Petrovic cobra mais defesa à seleção de basquete e deve chamar Varejão

Ozan Kose - 10.set.2017/AFP
O croata Aleksandar Petrovic, novo treinador da seleção brasileira masculina de basquete
O croata Aleksandar Petrovic, novo treinador da seleção brasileira masculina de basquete

Em suas primeiras palavras como novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, Aleksandar Petrovic, 59, repetiu algo que seu antecessor no cargo, Rubén Magnano, já enfatizava.

"Quero ver uma equipe muito mais intensa na defesa", disse o croata, durante apresentação nesta terça-feira (24), em São Paulo.

Tirando o fato de também falar espanhol fluente, as semelhanças no discurso de Petrovic com o do argentino que dirigiu a seleção de 2010 a 2016 se encerraram por aí.

Sem dar muitas voltas, Petrovic disse que, das partidas que estudou, a imagem deixada pela seleção foi de fragilidade "preocupante" na hora de marcar. Incluiu aí vídeos da equipe dirigida por Magnano nas Olimpíadas do Rio-2016.

Comandante da Croácia até setembro deste ano, ele dirigiu a equipe balcânica nos Jogos Olímpicos. Na primeira fase do torneio, inclusive, o time enfrentou o Brasil e venceu por 80 a 76.

"Tudo começa pela defesa e espero que agora eles deem a vida por isso", afirmou. "Penso que esta seleção pode jogar muito melhor."

O croata, depois, evidenciou nova discordância com uma das características táticas de Magnano: o ritmo da substituições durante as partidas. O argentino recebia críticas diversas por alterar constantemente a seleção.

"Na Rio-2016, a Croácia tinha três atletas que ficavam em quadra mais de 30 minutos. Isso significa que, se estiverem bem preparados, podem jogar", disse. "Não faço mudança só por mudar. Vou respeitar o que acontece na quadra. É algo que têm de aceitar. Se alguém sair do quinteto, pode ser que não volte, dependendo do jogo."

VAREJÃO DE VOLTA

A primeira convocação de Petrovic sairá nesta semana, mais ampla, com até 24 nomes, e terá contribuição do gerente da seleção, o ex-jogador Renato Lamas.

Cortado da seleção olímpica por conta de dores nas costas, o pivô Anderson Varejão, 35, faz parte dos planos, segundo apurou a Folha.

Sem contrato no momento, o veterano, dispensado em fevereiro pelo Golden State Warriors, está em ótima forma física e tem trâmite de seguro facilitado.

Outros nomes já foram adiantados pelo próprio croata: os alas Marquinhos (Flamengo), Alex (Bauru) e Leo Meindl (Franca), o armador Marcelinho Huertas (Baskonia-ESP) e o pivô Rafael Mineiro (Franca).


Endereço da página:

Links no texto: