Folha de S. Paulo


Medina vence 1ª etapa em 2017 e assume terceira colocação do ranking

WSL/Divulgação
Medina vence 1º título em 2017 e assume terceira colocação do ranking
Medina é campeão em Hossegor, na França, e entra na briga por título mundial

Campeão do mundo de 2014, o brasileiro Gabriel Medina conquistou neste sábado a etapa da França ao vencer o americano Sebastian Zietz na decisão e entrou na briga pelo título da WSL, o Mundial de surfe. Foi o primeiro título do surfista no circuito neste ano, o que o alavanca para a terceira colocação do ranking.

Na decisão deste sábado, Medina teve controle total da situação. Com uma nota 8,17 logo no começo da bateria, ele não perdeu o controle em nenhum momento e teve tranquilidade para completar a vitória por 16 a 9,30 contra Sebastian Zietz, do Havaí.

"Estou muito feliz, pois trabalhei bastante antes desse evento e é muito bom ganhar novamente aqui. Este é um lugar realmente especial para mim", disse o brasileiro. "Foi um evento ótimo, com boas ondas todos os dias."

Apesar de vislumbrar a possibilidade do título da temporada, ele ainda está distante. John John Florence, que terminou em terceiro lugar na etapa ao perder justamente para o brasileiro na semifinal, assumiu a liderança do ranking e tem 9.150 pontos de vantagem para Medina. O sul-africano Jordy Smith é o vice-líder.

"Não estou pensando em ranking ou título mundial. Só quero fazer o meu melhor em todos os eventos. Prometi a mim mesmo que tinha que ganhar um evento este ano e finalmente consegui", afirmou o surfista.

Faltam duas etapas para o final da temporada, e a vitória em cada uma vale 10 mil pontos. Porém, os dois piores resultados do ano são descartados, o que complica a situação do brasileiro. John John Florence tem apenas duas pontuações abaixo do nono lugar, enquanto Medina tem quatro. Assim, a regularidade pode fazer a diferença a favor do americano.

"Agora vamos para Portugal e estou muito confiante para buscar outra vitória lá", disse Florence.


Endereço da página:

Links no texto: