Folha de S. Paulo


Promotoria pede saída de Eurico do Vasco por elo com organizada

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu nesta quinta-feira (14) que Eurico Miranda seja afastado da presidência do Vasco da Gama. A informação foi dada pela Rede Globo e confirmada pela reportagem. O dirigente é acusado de acobertar torcidas organizadas após atos violentos em estádios de futebol.

Além da destituição definitiva de Eurico, a ação pede também a saída dos vice-presidentes do Vasco, da diretoria e o pagamento de multa de R$ 500. A reportagem teve acesso ao processo, no qual os promotores acreditam que o clube descumpre artigos do Estatuto do Torcedor referentes à prevenção da violência nos estádios.

O Ministério Público baseou-se em relatórios da Polícia Militar elaborados após confusão no clássico contra o Flamengo, disputado em São Januário dia 8 de julho. Também foram utilizados como fontes matérias jornalísticas sobre a partida e a súmula publicada pelo árbitro.

O órgão acredita que a insegurança no estádio é alimentada pelo apoio que o clube dá à sua principal torcida organizada, que atualmente está punida por casos de violência.

A confusão do clássico em questão aconteceu após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, quando torcedores do Vasco atiraram objetos em jogadores do rival e na Polícia e tentaram invadir o campo. A confusão continuou do lado de fora do estádio e terminou com a morte de David Rocha Lopes, que foi baleado no peito.

Ricardo Borges - 15.mar.2017/Folhapress
Rio de Janeiro, Rj, BRASIL. 15/03/2017; Fotos do presidente do Vasco, Eurico Miranda, que completa 50 anos como dirigente de futebol. ( Foto: Ricardo Borges/Folhapress)
O presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante entrevista à Folha

RELAÇÃO COM AS ORGANIZADAS

No relatório do processo, o Ministério Público usa fotos postadas em redes sociais como provas da ligação entre o Vasco e sua maior torcida organizada. O primeiro membro registrado pelo órgão é Sidnei da Silva Andrade, o "Tindô", flagrado trabalhando para o clube.

"Sidnei da Silva Andrade, vulgo 'Tindô', trabalhando como stuart no Estádio de São Januário, usando colete refletivo e crachá do Clube Vasco da Gama, no dia 27/05/2017, jogo entre as Equipes do Vasco da Gama x Fluminense, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, Série A", diz relatório do processo do Ministério Público.

"Sidnei da Silva Andrade, vulgo 'Tindô' trabalhando como segurança no Estádio de São Januário, PORTÃO 09, principal entrada das Torcidas Organizadas do Vasco da Gama, usando colete refletivo, no dia 25.06.2017, jogo entre as Equipes do Vasco da Gama x Atletico-GO, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, Série A", completa.

"Sidnei da Silva Andrade, vulgo "Tindô", com a camiseta e boné da Torcida Organizada Força Jovem em sua atual Sede, com David Paiva Mendes, RG 21.889.494-4, matricula na Força Jovem Nº000466, vulgo "DVD", líder da 1ª Família da Força Jovem do Vasco", finaliza, ao falar sobre o torcedor.

Depois, é Rodrigo Granja, o "Batata", quem é flagrado em ações pelo Vasco.

"Rodrigo Granja, 14/05/2017, na inauguração da nova sede da Torcida Força Jovem do Vasco, localizada na Rua do Bonfim 305, São Cristovão, Rio de Janieiro - RJ", relata o MPRJ.

"Rodrigo Granja, 27/05/2017, na arquibancada de São Januário, almoçando com funcionários no restaurante do Clube, usando a mesma camisa que os funcionários, partida entre Vasco x Fluminense", completa.

O Ministério Público ainda utiliza imagens da inauguração de um camarote da Força Jovem em São Januário, justamente no jogo contra o Flamengo e de uma reunião de Eurico com a organizada.

OUTRO LADO

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, reagiu com perplexidade à denúncia do Ministério Público. Em nota divulgada nas redes sociais, o dirigente classifica a ação como "inacreditável" e insinua que ela teve motivações políticas, uma vez que faltam menos de dois meses para a eleição presidencial no clube.

"Se de um lado não há dúvidas do caráter político/pessoal da manobra encetada, há também de outro a certeza que o Judiciário não servirá a tais propósitos, até porque, segundo determina o art. 37 do Estatuto do Torcedor, no qual se prevê a destituição de dirigentes, para que haja uma decisão neste sentido necessário se faz a observância do devido processo legal, o que, obrigatoriamente, ensejará a prévia intimação do clube para apresentação de defesa", diz a nota.

"O Vasco, quando efetivamente intimado para manifestar-se, demonstrará o absurdo por de trás da manobra", conclui.

A denúncia acontece no mesmo dia em que está marcado o lançamento oficial da candidatura de Eurico Miranda à reeleição na presidência do Vasco. O evento da chapa "Reconstruindo o Vasco" será realizado nesta quinta, às 20h, em um clube português na zona norte do Rio.

Na página de sua campanha, além da nota oficial rebatendo a denúncia, há duas postagens que ironizam a ação do MP, com fotos do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e de candidatos de oposição do Vasco, cercado por membros de organizadas.


Endereço da página:

Links no texto: