Folha de S. Paulo


Nadal vence sul-africano e conquista título do Aberto dos EUA pela 3ª vez

Shannon Stapleton/Reuters
Tênis - US Open - Final Masculino - Nova York, EUA - 10 de setembro de 2017 - Rafael Nadal da Espanha em ação contra Kevin Anderson da África do Sul.
Rafael Nadal saca na vitória sobre Kevin Anderson, na final do Aberto dos Estados Unidos

Quando entrou em quadra pela primeira vez nesta temporada, Rafael Nadal ocupava a nona posição no ranking mundial, vinha de um 2016 recheado de lesões e parecia fadado a ser coadjuvante diante da concorrência.

Neste domingo (10), com de cerca de 23.700 espectadores no estádio Arthur Ashe, em Nova York, o espanhol provou mais uma vez que todos estavam errados. E que não cansa de se reinventar.

Com um triunfo por 3 sets a 0 contra o sul-africano Kevin Anderson, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/4, ele não apenas conquistou seu terceiro título do Aberto dos Estados Unidos e engordou sua conta bancária em mais US$ 3,7 milhões (R$ 11,3 milhões).

"Foram duas semanas especiais", afirmou o campeão, que expressão solidariedade às vítimas do furacão Irma e do terremoto no México.

"Foi um retorno incrível para mim, depois de duas temporadas com lesões. Vencer aqui em Nova York é o máximo. É um dos eventos que mais me dão energia."

Também praticamente se garantiu como número 1 ao final de uma temporada pela quarta vez na carreira.

O ibérico já concluiu o ano no topo da lista de classificação em 2008, 2010 e 2013.

Nadal, 31, aparecerá nesta segunda (11) com quase 2.000 pontos de vantagem em relação ao vice-líder, Roger Federer. Ambos têm poucos pontos a defender até novembro, mas o suíço já afirmou jogar poucos torneios e reduzir a chance de ultrapassar o rival.

Os números ajudam a explicar o quão bem-sucedido foi o espanhol em 2017. Do início desacreditado, ele alcançou a decisão de três Grand Slams.

Foi vice-campeão no Aberto da Austrália ao perder para Federer, conquistou o decacampeonato em Roland Garros –foi o primeiro tenista a erguer dez vezes o troféu de um mesmo Major– e coroou seu renascimento com a taça do Aberto dos EUA.

Ao todo, Nadal ostenta em seu currículo agora 74 títulos, 16 deles em torneios de Grand Slam –os mais importantes do tênis–, quantidade inferior apenas à de Federer (19).

O norte-americano Pete Sampras, terceiro tenista com mais conquistas, soma 14.

Em sua campanha em Nova York, o espanhol perdeu três sets. Na final contra Anderson, para quem nunca havia perdido, nem sequer foi correu risco de ceder outro.

O africano de 31 anos não teve nem uma chance de quebrar o saque de Nadal, que conseguiu neutralizar seu potente saque e dominar o jogo.

Soberano, provou que está entre os melhores não só de hoje, mas de todos os tempos.


Endereço da página: