Folha de S. Paulo


Americana Sloane Stephens é campeã do Aberto dos EUA

Nick Didlick/AP Photo
Sloane Stephens, of the United States, reacts as the lid to the championship trophy falls off during a photo app after the women's singles final of the U.S. Open tennis tournament, Saturday, Sept. 9, 2017, in New York. Stephens beat Madison Keys, of the United States to win the championship. (AP Photo/Nick Didlick) ORG XMIT: USO211
A americana Sloane Stephens levanta o troféu de campeã do Aberto dos EUA

A americana Sloane Stephens conquistou seu primeiro título de Grand Slam ao derrotar neste sábado a compatriota Madison Keys em dois sets, 6-3, 6-0, na final do Aberto dos EUA, em Nova York.

Stephens, número 83 do mundo, levou para casa a premiação de 3,7 milhões de dólares pela vitória na final do último Grand Slam do ano contra a amiga Keys, na primeira final entre tenistas americanos desde 1998.

A nova campeã, de 24 anos, é apenas a segunda mulher não cabeça de chave a vencer o Aberto dos EUA desde a belga Kim Clijsters, que em 2009 ergueu o troféu após voltar de uma aposentadoria.

Stephens se tornou também a primeira americana não chamada Venus ou Serena Williams a vencer um Grand Slam desde Jennifer Capriati no Aberto da Austrália de 2002 e do Aberto dos EUA desde Lindsay Davenport em 1998.

O caminho da tenista da Flórida até o título não foi fácil. Impossibilitada de competir por 11 meses devido a uma fratura no pé, Stephens caiu para o 957º lugar no ranking WTA, voltando a competir somente em julho. Na próxima segunda-feira, ela aparecerá na 22ª posição do ranking.

Para surpresa geral, Stephens havia alcançado as semifinais dos torneios de Toronto e Cincinnati antes de apresentar ao Aberto dos EUA como convidada.

No torneio recém-finalizado, a americana eliminou a italiana Roberta Vinci na estreia, a eslovaca Dominika Cibulkova na rodada seguinte e principalmente a compatriota Venus Williams nas semifinais, Stephens voltou a dominar sua adversária.

Stephens fechou a partida após 61 minutos em quadra graças a um tênis preciso e de poucos erros não forçados (6), apostando nos winners na paralela do fundo de quadra.

A vencedora estabeleceu o ritmo de jogo desde o início, quando conseguiu o primeiro de suas cinco quebras de saque no quinto game, antes de destruir a amiga Keys com um 'pneu' no último set.

Ao fim da partida, as duas jogadores protagonizaram um longo abraço na rede e foi Stephens que consolou a triste Keys. Antes da cerimônia de premiação, porém, foi possível ver as duas amigas conversando com sorrisos nos rostos.


Endereço da página: