Folha de S. Paulo


Leila Pereira organiza exposição em sua faculdade sobre o Palmeiras

Reprodução/Acervo Sociedade Esportiva Palmeiras
Capitão do exército e vice-presidente do Palmeiras, o sergipano Adalberto Mendes entra em campo carregando a bandeira do Brasil em 1942
Capitão do exército e vice-presidente do Palmeiras, o sergipano Adalberto Mendes entra em campo, ao lado do grupo de jogadores do time, que carregam a bandeira do Brasil na decisão do Paulista de 1942

O Palmeiras, que faz 103 anos no sábado (26), será homenageado pela FAM (Faculdade das Américas), de Leila Pereira, também dona da Crefisa, a principal patrocinadora do time alviverde.

Entre esta quinta-feira (24) e o dia 26, das 9h às 20h, um dos prédios da faculdade na região da Consolação vai abrir suas portas para a exposição "Nascemos campeões - Arrancada Heroica 1942".

De acordo com a organização da mostra, os torcedores poderão ver as principais taças conquistadas pelo clube, como por exemplo a Copa Rio 51, a Libertadores 99 e o Brasileiro 16.

O título da exposição faz referência a um dia histórico para o Palmeiras.

Em 1942, com a pressão pela Segunda Guerra Mundial, o então Palestra Itália teve que trocar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.

A Itália, liderada por Benito Mussolini, fazia parte do Eixo, formado também pela Alemanha, liderada por Adolf Hitler, e pelo Japão.

Do outro lado, os países Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética

No primeiro jogo do time com o novo nome, a decisão do Paulista de 1942, ocorreu uma vitória sobre o rival São Paulo.

O jogo estava 3 a 1 para o Palmeiras, no início do segundo tempo, quando um pênalti foi marcado contra o São Paulo. O time tricolor, então, decidiu abandonar o campo.

Uma das fotos mais conhecidas daquela partida mostra os jogadores do Palmeiras entrando no gramado do Pacaembu com a bandeira do Brasil.

O endereço da exposição será na unidade da Rua Augusta, 1508, na Consolação.


Endereço da página: