Folha de S. Paulo


Santos empata no Pacaembu, e rodada beneficia o Corinthians

Ronny Santos/Folhapress
Ricardo Oliveira durante jogo do Santos contra o Fluminense
Ricardo Oliveira durante jogo do Santos contra o Fluminense

O Santos contou com o apoio de sua torcida, controlou o jogo, mas apenas empatou com o Fluminense em 0 a 0, nesta segunda-feira (14), no Pacaembu, pela 20ª Campeonato Brasileiro.

Com o empate, a equipe deixou escapar a chance de pressionar o líder Corinthians. Agora com 36 pontos, o time santista está 11 pontos atrás do seu rival, que tem um jogo a menos e pode aumentar a diferença para 14 se vencer a partida desta rodada, contra a Chapecoense, adiada para o próximo dia 23.

Apesar do resultado ficar aquém do esperado, o Santos manteve sua invencibilidade no Pacaembu. O time não perde no estádio desde abril de 2014, quando foi derrotado pelo Ituano por 1 a 0, na primeira partida da final do Paulista. Desde então, são 22 vitórias e dois empates.

Em 2016, quando foi vice-campeão brasileiro, o clube tinha a mesma pontuação nesta altura do campeonato. Desta vez, porém, ocupa a terceira colocação o Grêmio é o vice-líder com 39 pontos.

Aliás, os resultados da 20ª rodada beneficiaram o Corinthians. Dos seis primeiros colocados, apenas o Atlético-PR conseguiu triunfar. O time paranaense estava em oitavo lugar antes de a bola rolar.

Já Sport, atualmente em quinto, e o Palmeiras, o quarto, apenas empataram com Ponte Preta e Vasco, respectivamente. Já o Grêmio foi derrotado pelo Botafogo.

Mesmo com a possibilidade de se aproximar do Corinthians, o técnico Levir Culpi poupou três titulares: o zagueiro David Braz e os atacantes Bruno Henrique e Copete.

No sistema defensivo, o treinador escalou Gustavo Henrique, que não atuava há 11 meses após passar por uma cirurgia no joelho. Thiago Ribeiro e Vladimir Hernández foram escalados no ataque.

Com essa formação, o time não criou muitas chances de gol. No primeiro tempo, ameaçou em chutes de Léo Cittadini e Lucas Lima. No segundo, a dificuldade continuou e quem quase marcou foi o Fluminense. Wendel driblou Vanderlei e chutou na trave.


Endereço da página:

Links no texto: