Folha de S. Paulo


Sem Neymar, Barcelona vence por 5 a 0 jogo em homenagem à Chapecoense

Com 5 a 0 no placar, o Barcelona venceu com facilidade a Chapecoense na disputa do Trófeu Joan Gamper, nesta segunda-feira (7), no Camp Nou. O clube brasileiro foi convidado para a competição como forma de homenagear as vítimas do acidente aéreo que matou 71 pessoas, entre jogadores e dirigentes da equipe e outros passageiros e tripulantes, em 29 de novembro de 2016 na Colômbia.

A partida foi também a primeira do time espanhol sem o meia-atacante Neymar, transferido para o PSG, na última quinta-feira (5).

Três sobreviventes do voo com o elenco da Chapecoense no ano passado participaram da homenagem. O jogou marcou o retorno do lateral Alan Ruschel, que ficou em campo durante 35 minutos, até ser substituído por Guerrero. Afastados dos gramados por consequência dos ferimentos do acidente, o zagueiro Neto e o goleiro Jackson Follmann, que teve uma das pernas amputadas na tragédia, deram o pontapé inicial.

Apesar do tom amistoso, o Barcelona foi superior e não deu chances aos adversários brasileiros. Os espanhóis abriram o placar logo aos seis minutos da etapa inicial, com Gerard Deulofeu. Ele recebeu passe, após jogada individual de Rakitic, e completou para o fundo da rede. Na sequência, aos dez, Busquets chutou de fora da área para ampliar e fazer 2 a 0 com um belo gol, sem chance de defesa para o arqueiro Elias, da Chapecoense.

Após tabela com Deulofeu, Messi ampliou a vantagem, fazendo 3 a 0, aos 27, ainda no primeiro tempo.

A Chape quase não criou chances ou reteve a posse de bola, passada a metade inicial da partida. Na volta para a segunda etapa, a crônica do jogo não mudou muito. O uruguaio Luis Suarez recebeu passe de Messi e chutou, aos dez, para tornar uma goleada o placar que já mostrava a superioridade do time catalão: 4 a 0. Aos 29 minutos, o espanhol Denis Suárez ampliou, chutando na direita do goleiro Elias.

A vantagem só não se tornou maior nos minutos seguintes devido à boa atuação do goleiro Artur Moraes, que segurou sucessivas tentativas do Barcelona. Ele entrou aos 32 do segundo tempo no lugar de Elias e ainda defendeu um pênalti, cobrado pelo atacante espanhol Paco Alcácer.

Com o resultado, o time da Catalunha se tornou campeão do Trófeu Joan Gamper. O torneio é uma competição amistosa organizada desde 1966 e leva o nome do primeiro presidente do clube espanhol. A ideia dele é ser um marco para o início da temporada da equipe.

O Barcelona volta à campo no domingo (13), na primeira partida da disputa da Supercopa da Espanha contra o Real Madrid, no Camp Nou. O próximo compromisso da Chapecoense é contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no domingo seguinte (20).


Endereço da página:

Links no texto: