Folha de S. Paulo


Treze vezes campeão de motociclismo morre após acidente de quadriciclo

Sergio Perez - 25.nov.2005/Reuters
ORG XMIT: 004901_0.tif Spain's motorcycling legend Angel Nieto poses on an old motorcycle during a photocall in Madrid November 21, 2005. Nieto, thirteen time World Motorcycling champion, promoted a documentary about his life
Angel Nieto posa para foto com cartaz ao fundo em novembro de 2005

O espanhol Ángel Nieto, 13 vezes campeão do Mundial de Motociclismo, morreu nesta quinta-feira (3), aos 70 anos, depois de ficar vários dias hospitalizado após um acidente com um quadriciclo. A morte foi anunciada na página na internet do MotoGP, entidade que organiza o Campeonato Mundial de Motovelocidade.

Pioneiro da pilotagem espanhola e 13 vezes campeão do mundo, número que ele preferia evitar por superstição, morreu "em Ibiza ao se ver envolvido em um acidente de quadriciclo em 26 de julho", afirmou o MotoGP em seu site.

Nesse dia, Nieto sofreu um acidente com um veículo de turismo em uma rotatória em Ibiza, no arquipélago mediterrâneo de Baleares, pelo qual recebeu um forte golpe na cabeça.

O piloto estava desde então na Policlínica Nossa Senhora do Rosário, em Ibiza. "As últimas horas pareceram nos dar esperanças, mostrando sinais de certa melhora, mas o piloto de Zamora sofreu uma piora em sua situação", declarou o MotoGP.

"Meus pêsames à família de Ángel Nieto, lenda do motociclismo e do esporte espanhol, que soube ganhar o respeito e o carinho da torcida", tuitou o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Com seus 13 títulos, seis na categoria de 50cc e sete na de 125cc, era o segundo piloto da história com mais campeonatos mundiais, dois atrás do italiano Giacomo Agostini.

Em seus mais de 20 anos de carreira, conquistou 90 vitórias em Grandes Prêmios, sendo superado somente pelo próprio Agostini e pelo atual mito italiano Valentino Rossi.


Endereço da página:

Links no texto: