Folha de S. Paulo


Com Neymar, PSG terá base da seleção brasileira de Tite

O acerto com Neymar fará do Paris Saint-Germain o time com mais jogadores titulares na seleção brasileira. Levando em consideração a escalação base de Tite nos jogos das eliminatórias para a Copa-18, o clube francês terá pelo menos três titulares da equipe nacional.

A equipe francesa já conta em seu elenco com o lateral Daniel Alves, contratado para esta temporada, e o zagueiro Marquinhos.

O clube francês deve ter quatro jogadores para a seleção brasileira na próxima convocação, no dia 10.

O zagueiro Thiago Silva também tem sido convocado e esperado na lista para as partidas diante do Equador, dia 31, em Porto Alegre, e contra a Colômbia, em 5 de setembro, pelas eliminatórias.

Após ficar ausente com o ex-técnico Dunga, o zagueiro foi chamado por Tite nos amistosos contra a Argentina e a Austrália, quando o setor defensivo da seleção brasileira foi formado por reservas.

"Não vou mentir [que é bom Neymar jogando com outros convocados da seleção]. Quando você consegue fazer essas conexões de atletas que jogam juntos, que se conhecem dentro de campo, isso facilita", afirmou Tite ao Esporte Interativo.

Antes da equipe francesa, o clube com mais jogadores titulares na seleção era o Real Madrid –o volante Casemiro e o lateral esquerdo Marcelo.

No duelo contra o Paraguai, realizado em março, o Liverpool também teve dois atletas iniciando a partida: o meia-atacante Philippe Coutinho e o atacante Firmino, que substituiu Gabriel Jesus, do Manchester City, lesionado.

NEYMAR NO BARCELONA - Por temporada

POSICIONAMENTO

Assim como na seleção e no Barcelona, Neymar deverá continuar desempenhando a mesma função tática no clube francês –aberto pela esquerda e ajudando na recomposição defensiva. Ele ocuparia a vaga de Draxler, o mais utilizado no setor na temporada passada. Pastore é a outra opção.

O lado esquerdo será uma das preocupações do treinador espanhol Unay Emery, que gosta de escalar sua equipe no 4-3-3 ou 4-2-3-1.

No ano passado, por exemplo, o técnico utilizou o esquema com três atacantes em 35 dos 38 jogos feitos pelo clube no Campeonato Francês.

Ele repetiu o desenho tático no primeiro jogo oficial da equipe na temporada, quando venceu o Monaco por 2 a 1, no último sábado, pela final da Supercopa da França.

Neymar no Paris Saint-Germain
Brasileiro deixa a Espanha e se torna a transação mais cara da história do futebol
-

No esquema 4-3-3, o meio de campo deverá ter o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, o italiano Verrati e o francês Rabiot, que joga justamente mais pelo setor esquerdo. O francês Matuidi, hoje na reserva, também é utilizado.

Quando escala o time com um centroavante mais avançado, Rabiot e Verrati formam a primeira linha do meio de campo. A segunda, mais avançada, teria Neymar, Draxler e Dí Maria.

Apesar de perder gols em momentos decisivos como no duelo contra o Barcelona nas oitavas de final da Liga dos Campeões, Cavani segue como o centroavante da equipe.

Com as contratações de Neymar e de Daniel Alves, Unay Emery ganha outras opções. Ele pode usar o atacante na linha de três por dentro. Nesta formação, Draxler ou Pastore seriam deslocados para a esquerda.

Já Daniel Alves pode ser usado como lateral ou mais avançado aberto pela direita, como aconteceu contra o Monaco.

PSG tuita sobre Neymar


Endereço da página:

Links no texto: