Folha de S. Paulo


CBB identifica em novo técnico perfil para renovação da seleção masculina

Ricardo Bufolin/CBG
Técnico César Guidetti foi semifinalista do NBB 2016-17 pelo Pinheiros
Técnico César Guidetti foi semifinalista do NBB 2016-17 pelo Pinheiros

Se houvesse uma bolsa de apostas à espera da definição do novo técnico da seleção masculina de basquete, quem investisse em César Guidetti, do Pinheiros, poderia levar uma bolada.

O treinador interino foi anunciado pela CBB nesta quinta-feira (27), gerando surpresa nos bastidores.

Ainda que apontado como um dos três melhores técnicos do último NBB, ajudando o Pinheiros a eliminar o tetracampeão Flamengo, Guidetti, 47, fez apenas sua segunda temporada como treinador principal na elite.

Discretamente, porém, em longa caminhada, construiu um currículo compatível ao que a entidade espera deste novo ciclo olímpico, tendo vocação e experiência considerável para o desenvolvimento de jovens.

Seja como assistente ou treinador principal, já trabalhou com seleções de base do sub-15 ao sub-19. Também teve importante experiência como assistente de Paulo Bassul com a seleção principal feminina durante o ciclo de Pequim-2008.

No Pinheiros, pelo qual foi assistente por seis temporadas, também orientou algumas das principais revelações do país, como os alas Bruno Caboclo, hoje no Toronto Raptors, e Lucas Dias, do Paulistano, e o ala-armador Georginho, que disputou a liga de verão da NBA de Las Vegas neste ano.

A escolha da CBB gerou comoção no clube de São Paulo, em reconhecimento ao seu trabalho.

Guidetti é elogiado pela dedicação aos estudos. Acaba de voltar de uma viagem à Espanha para estágio pelo clube Badalona e curso com o conceituado treinador Aíto García Reneses, de 60 anos, considerado um dos grandes responsáveis pela ascensão da modalidade em seu país.

O acordo inicial prevê que o treinador dirija a seleção na Copa América em agosto e, depois, retorne ao clube. O mesmo vale para sua comissão técnica, tratada em comunicado pela CBB como "pontual".

Quando assumiu o time principal, prometeu à diretoria a classificação a uma competição continental.

Inicialmente, a meta foi recebida com cautela, considerando que o clube havia reduzido seus investimentos.

Ao derrubar o Flamengo pelas quartas de final e levar ao Pinheiros às semis do NBB deste ano, porém, conseguiu vaga na próxima Liga Sul-Americana.


Endereço da página:

Links no texto: