Folha de S. Paulo


Procuradoria pede envio de processo contra Ricardo Teixeira para o Brasil

Tasso Marcelo - 16.ago.2016/AFP
Ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira
Ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta segunda-feira (24) a transferência para o Brasil do procedimento penal instaurado na Espanha contra Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O objetivo do órgão é ter acesso aos detalhes e provas da investigação espanhola para viabilizar uma investigação ao cartola no Brasil.

Quando a documentação for recebida pela Secretaria de Cooperação Internacional da PGR, ela será encaminhada para o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, que irá analisar o caso e poderá abrir investigação contra o ex-dirigente.

A juíza Carmem Lamela expediu uma ordem internacional de busca e captura de Teixeira, 70, que vive no Rio de Janeiro.

A decisão foi assinada no dia 12 de junho pela magistrada e não foi cumprida até agora. Por ser brasileiro nato, Teixeira não pode ser extraditado.

Há pelo menos duas investigações em curso no Rio de Janeiro e esta também será encaminhada ao Estado.

Uma possível investigação poderia levar o cartola brasileiro a ser denunciado, processado e condenado em território brasileiro.

Como o Brasil não extraditará Teixeira, entende-se que a Procuradoria tem o compromisso internacional de transferir o processo para o Brasil.

O cartola brasileiro é acusado de lavar milhões de euros junto com Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona. O dirigente catalão está preso há cerca de dois meses na Espanha. Já Teixeira permanece livre no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: