Folha de S. Paulo


Corinthians põe fim à sequência de empates e vence o Flu no Maracanã

Divulgação/Lucas Merçon/Fluminense F.C.
Lance do jogo entre Fluminense e Corinthians, realizado neste domingo, no Maracanã
Lance do jogo entre Fluminense e Corinthians, realizado neste domingo, no Maracanã

O Corinthians colocou fim às dúvidas sobre uma possível oscilação no Campeonato Brasileiro.

Com a vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, neste domingo (23), no Maracanã, a equipe voltou a ganhar após dois empates consecutivos.

Mais do que isso. O time ficou a uma vitória de igualar a melhor campanha do primeiro turno do campeonato desde 2006, quando passou a ser disputado por 20 clubes.

Com 40 pontos —nove a mais do que o Grêmio, vice-líder, que enfrenta o São Paulo nesta segunda-feira (24)—, o Corinthians pode igualar já no próximo domingo (30), quando enfrenta o Flamengo no Itaquerão, os desempenhos de Atlético-MG e Cruzeiro. Os dois são os recordistas do primeiro turno do Brasileiro, com 43 pontos após 19 rodadas em 2012 e 2014, respectivamente.

O Corinthians pode atingir a pontuação após 17 partidas.

Diante do Flamengo, o Corinthians também tem a chance de estabelecer a maior invencibilidade em um início de Brasileiro, que pertence ao próximo rival. Em 2011, o clube carioca ficou os 16 primeiros jogos sem perder, marca atingida pela equipe de Carille neste domingo.

Os corintianos estão invictos há 30 partidas. O último revés foi diante da Ferroviária em 19 de março, pelo Campeonato Paulista.

"Não tem time invencível, mas que é uma das equipes mais organizadas, o Corinthians é. Mudam-se peças e a concentração continua, a mesma organização. Tem times que trabalham muito e trabalham sério", diz Carille.

Na vitória sobre o Fluminense, o Corinthians mostrou que os reservas contribuem quando chamados.

O treinador corintiano não teve o zagueiro Pablo e o meia Jadson, machucados, além de Marquinhos Gabriel, suspenso pelos cartões amarelos.

No setor defensivo, Pedro Henrique foi o escolhido, enquanto Giovanni Augusto atuou na linha de quatro do meio de campo.

O jogador, que foi colocado até como moeda de troca no final de março, não iniciava uma partida há 165 dias.

MESMA ESTRATÉGIA

Mesmo com as ausências, o Corinthians manteve a estratégia de deixar o adversário com a bola e explorar os contra-ataques. Na etapa inicial, os times pouco criaram.

Após o intervalo, os paulistas abriram o placar em lance que teve participação de Giovanni Augusto. Aos 3 min, ele cobrou escanteio e Balbuena cabeceou no canto.

"Giovanni jogou acima do esperado pelo tempo que ficou fora. Prendeu a bola, buscou triangulações, fez muito bem mesmo sem estar com ritmo de jogo. Ele cumpriu o que tinha de fazer", disse Carille, que defendeu a permanência do atleta no clube e afirmou que vai recuperá-lo.

Atrás no placar, o Fluminense arriscou mais e parou em Cássio, que fez uma excelente defesa e esteve bem posicionado em outros lances.

Quando a bola passou pelo goleiro bateu na trave como no chute de Scarpa.

O Corinthians volta a campo na quarta (26), quando enfrenta o Patriotas (COL), pela Copa Sul-Americana.


Endereço da página:

Links no texto: