Folha de S. Paulo


Federação diminui limite de inscritos no Paulista, mas libera atletas da base

Ronny Santos - 7.mai.2017/Folhapress
Corinthians comemora título paulista de 2017
Corinthians comemora título paulista de 2017

A FPF (Federação Paulista de Futebol) mudou o regulamento de inscrições para o Campeonato Paulista de 2018. No próximo ano, os clubes poderão inscrever 25 atletas (até 2017 eram 28), mas poderão utilizar livremente atletas formados na base.

A liberação dos jovens vindos das categorias inferiores atende a pedidos feitos nos últimos anos pelas diretorias dos grandes clubes do Estado.

Muitas equipes lamentavam o fato de não poderem testar seus jovens da base no Estadual devido ao limite de inscrições.

Para ser considerado um jogado oriundo da base o jogador deverá ter entre 16 e 21 anos (completos até o fim da temporada), estar registrado há pelo menos um ano no clube e ter disputado ao menos uma competição oficial de base.

A partir de 2019, o período mínimo de registro no clube deverá ser de 18 meses para que ele se enquadre como atleta de base. Na Uefa, por exemplo, o prazo mínimo é de três anos. O modelo com a permissão para uso da base está sendo testado na Copa Federação Paulista.

De acordo com a assessoria de comunicação da FPF, a mudança nas inscrições atende a ideias de técnicos que já trabalharam no futebol paulista, como Tite, técnico da seleção brasileira. Ela foi amplamente discutida pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, o vice-presidente de Integração com Atletas da FPF, Mauro Silva, e com representantes dos departamentos técnicos dos clubes.


Endereço da página: