Folha de S. Paulo


Palmeiras toma sustos, mas bate Vitória e alivia pressão

Divulgação/Sociedade Esportiva Palmeiras
Róger Guedes, do Palmeiras, cobra pênalti durante partida contra o Vitória, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque
O atacante Róger Guedes, do Palmeiras, cobra pênalti durante partida contra o Vitória, no Allianz Parque

O Palmeiras sofreu um pouco, saiu atrás no placar e passou alguns sustos durante os 90 minutos neste domingo (16), no Allianz Parque, mas conseguiu transformar toda a pressão em três pontos diante do Vitória: 4 a 2.

Dudu foi o melhor em campo. O atacante deu carrinho, correu, ajudou na marcação, deu bronca nos colegas que não ajudavam na marcação. E fez o que a torcida esperava: gols e participação nos outros tentos.

Mayke e Roger Guedes, para o lado palmeirense, e Uillian Correa e David, para o Vitória, completaram o placar.

O triunfo na manhã deste domingo, com mais de 36 mil pessoas em sua casa, serve para diminuir a pressão em cima da equipe, que já vinha de três derrotas consecutivas, sendo a última delas diante do arquirrival Corinthians.

O jogo ainda marcou o retorno de Felipe Melo, que foi mal no primeiro gol do Vitória, mas foi importante na organização da equipe.

A PARTIDA

Os donos da casa aproveitaram o estádio cheio para tentar empurrar o Vitória para dentro de sua própria área. Logo no primeiro minuto, Guerra recebeu bola pela direita, já dentro da grande área, e chutou na rede pelo lado de fora.

Pouco depois, Felipe Melo acertou um passe de letra e levou a arena à loucura, mas em seguida errou passe no meio-campo e deu a bola nos pés de Uillian Correa. Ele tabelou com Neilton e acertou um belíssimo chute de fora da área, que ainda bateu na trave antes de entrar. Sem chances de defesa para Fernando Prass.

A torcida sentiu o gol na hora, reclamou e passou o nervosismo para dentro do campo. Assim como contra o Corinthians, a equipe passou a depender única e exclusivamente de bolas alçadas na área. Foi desse jeito que a equipe começou a buscar o empate, mas não adiantou.

Pelo contrário, em outros dois contra-ataques, o Vitória ainda levou perigo. Em um deles, até marcou o gol, mas não comemorou porque teve o impedimento marcado.

Depois de muito insistir na bola aérea, o Palmeiras conseguiu o empate em um pênalti duvidoso. Mina tentou subir na bola e logo em seguida caiu na área, levando o juiz Bruno Arleu a marcar o pênalti. Roger Guedes chamou a responsabilidade, pediu para bater e converteu o empate.

Foi a senha para a torcida palmeirense começar a cantar pela virada. E deu certo. Aos 45 min, Guerra aproveitou bobeira da zaga para entrar na área com a bola após rebote. Ela sobrou para Dudu, que chutou para consolidar a virada.

Com os 2 a 1 contra, o Vitória precisou sair de trás para atacar o Palmeiras. Logo aos 10 min da etapa complementar, Gallo tirou o meio-campista Yago para colocar o atacante David.

O palmeirense já começava a ficar nervoso com as diversas chances perdidas pelo Vitória. A sensação era a de que os adversários iriam empatar a qualquer momento. Em um contra-ataque, no entanto, Mayke deu a paz que o time precisava.

Depois de arrancada de Dudu pela direita, vencendo dois adversários, a bola foi lançada para dentro da área e sobrou para Willian, que dominou, escolheu o canto e acertou a trave. No rebote, Mayke finalizou com força e garantiu a vitória aos 25 min.

O Palmeiras já caminhava tranquilo ao abrir o 3 a 1 e ficou ainda mais tranquilo com outro um gol de Dudu. Após boa jogada pela direita de Michel Bastos, que acabara de entrar, o camisa 7 completou para vencer Fernando Miguel e transformar o triunfo em uma goleada. David descontou aos 39 min do segundo tempo após o cruzamento na área.

Apesar do placar, a equipe paulista mostrou que ainda tem muito a corrigir, especialmente por insistir demais na bola aérea e por dar diversas oportunidades para o adversário. Se tivesse melhor pontaria e não parasse na trave, o Vitória deixaria São Paulo ao menos com um ponto.

Os três pontos fazem o Palmeiras chegar aos 22 pontos, 14 atrás do líder Corinthians, que empatou no último sábado (15). O próximo compromisso está marcado para quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, contra o Flamengo.

Já o Vitória estaciona nos 12 e fica em situação ainda pior dentro da zona de rebaixamento, na penúltima colocação. Os baianos recebem o Grêmio às 19h30 de quarta-feira, pela próxima rodada.


Endereço da página: