Folha de S. Paulo


Corinthians vence o Botafogo e dispara na liderança do campeonato

O Corinthians derrotou o Botafogo por 1 a 0 neste domingo (2) na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube chega a 25 jogos sem perder, alcança a 5ª maior sequência invicta da história do clube e dispara na liderança do campeonato.

Com o resultado, o técnico Fábio Carille se iguala à marca de Mano Menezes, de 2009, e fica a uma partida da invencibilidade conquistada por Tite em 2015.

A atual sequência corintiana sem derrotas conta com 15 vitórias e 10 empates. No Campeonato Brasileiro, são nove resultados positivos em 11 jogos.

O time misto do Botafogo teve cinco jogadores poupados. Além do Brasileiro, o clube disputa a Libertadores e a Copa do Brasil. Os cariocas seguem com 15 pontos.

O Corinthians chega a 29 pontos e se isola ainda mais na liderança, já que o vice-líder Grêmio perdeu para o Palmeiras no sábado (1º). Sete pontos separam os clubes na tabela.

Veja vídeo

A PARTIDA

O técnico Carille parece ter levado duas equipes distintas a campo, substituídas no intervalo. Se na etapa inicial o Corinthians ofereceu pouca ou nenhuma emoção, no tempo complementar parecia outro. O time voltou do intervalo mais incisivo e quase não saiu no campo adversário.

Mesmo dominando o jogo com 73% de posse de bola nos primeiros 45 minutos, o Corinthians não levou o goleiro botafoguense Gatito Fernández a se esforçar. Era a defesa corintiana quem mais ficava com a bola no pé.

Muitos erros de passe impediam tanto o Corinthians quanto o Botafogo de construírem suas jogadas. Com um time alternativo, o Botafogo desde o começo se fechou na defesa. E o segundo melhor ataque do campeonato não parecia querer incomodá-la.

O marasmo acabou após o intervalo, quando a equipe de Carille chegou mais vezes ao ataque nos primeiros minutos do que em toda a etapa inicial.

Aos 5 min, o resultado quase começou a se desenhar. O lateral Guilherme Arana foi derrubado fora da área do Botafogo e o árbitro marcou pênalti. Diante do artilheiro do Corinthians, Gatito não se balançou. O goleiro defendeu a cobrança de Jô e impediu o time da casa de abrir o placar.

A pressão corintiana não cessou com a oportunidade perdida. A bola somente não entrou nas jogadas seguintes em razão das grandes defesas de Gatito e do bloqueio da dupla de zaga. Enquanto isso, o Botafogo mal conseguia chegar ao campo adversário.

Aos 33 min, Carille fez a substituição que levaria ao gol da vitória. O treinador sacou o meia Clayson e colocou o atacante Pedrinho, vindo da base.

Em seu primeiro lance, Pedrinho deu um chapéu no meia João Paulo, entrou na área e tocou para Jô finalizar. Gatito defendeu o chute e ainda tirou o rebote de Rodriguinho. Na sequência, a bola ficou na pequena área e Jô conseguiu chutar para o fundo das redes. Foi o sexto gol do atacante no campeonato.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (8) contra a Ponte Preta, ainda em São Paulo. O Botafogo tem pela frente o Nacional do Uruguai, pela Libertadores, na quinta-feira (6), na casa do adversário.


Endereço da página:

Links no texto: