Folha de S. Paulo


Bola oval movimenta 'elefantes brancos' da Copa do Mundo-2014

Construídas para a Copa do Mundo de 2014 e pouco utilizadas após o evento, a Arena das Dunas, em Natal (RN), e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), voltarão a receber jogos regulares no segundo semestre deste ano. Mas a bola que rolará nos gramados das arenas com padrão Fifa não será de futebol, e sim oval.

Neste fim de semana começa a edição de 2017 do BFA (Brasil Futebol Americano), nome dado ao principal campeonato nacional da modalidade, que contará com 30 times espalhados pelo país.

Na região Nordeste, os Bulls Potiguares, de Natal (RN), e o Recife Mariners, da capital pernambucana, deverão mandar pelo menos algumas de suas partidas nas arenas da Copa do Mundo.

Arquivo LBFA
Times se enfrentam em jogo de futebol americano no Brasil
Times se enfrentam em jogo de futebol americano no Brasil

A primeira será já neste domingo (2), às 15h, quando os Bulls, um dos quatro semifinalistas de 2016, enfrentam os Espectros de João Pessoa na Arena das Dunas, que pertence ao governo do Estado, mas é gerida pelo Grupo OAS.

"Ter um jogo de futebol americano na arena era algo que eles [administradores] já desejavam. O esporte está crescendo no país. O dia do jogo também é atrativo por causa das experiências extracampo que podem ser feitas", diz Isaque Renovato, diretor de marketing dos Bulls.

O executivo está otimista com a presença de público na arena. "Vai ser o primeiro jogo do esporte lá. Também estamos investindo de forma profissional, trabalhando tanto a questão cultural com a cidade, para aumentar a receptividade do esporte no Brasil e também deixar a equipe cada vez mais forte".

Segundo Renovato, o número de sócios-torcedores está "acima do planejado" pela equipe. Foram apenas 50 inscritos em seu programa de fidelidade antes do início da temporada.

CAMPEONATO

Na conta dos organizadores do BFA este será o sétimo campeonato nacional disputado no país.

Na competição deste ano, as equipes estão divididas em quatro conferências: Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. Os campeões de cada conferência disputam as semifinais do playoff nacional. A final do campeonato, conhecida como Brasil Bowl, define o campeão nacional.

Na Conferência Sudeste, a disputa começa também neste domingo, às 14h, com o clássico carioca entre Botafogo Reptiles e Flamengo Imperadores, no campo do São Cristovão, no Rio. O rubro-negro carioca é o atual vice-campeão nacional.

O Timbó Rex, com sua moderna arena instalada no interior de Santa Catarina, jogará em 2017 para defender o título. Outro clube que costuma chegar até as fases finais dos playoffs nacionais é o Arsenal, de Cuiabá (MT).
Os Tritões de Vila Velha trouxeram um quarterback e um treinador dos Estados Unidos para a competição.

Apesar de ter a chancela da confederação brasileira de futebol americano, o torneio é organizado pelos clubes. Ele terá 95 partidas, com mais de mil atletas inscritos.


Endereço da página:

Links no texto: