Folha de S. Paulo


Justiça liberta ex-presidente da CBDA acusado de desvio de verba

Patricia Stavis - 2.jul.2010/Folhapress
Coaracy Nunes Filho, ex-presidente da CBDA, estava preso havia quase três meses
Coaracy Nunes Filho, ex-presidente da CBDA, estava preso havia quase três meses

O ex-presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) Coaracy Nunes Filho foi solto nesta terça-feira (27). Com 79 anos, o ex-mandatário estava preso havia pouco menos de três meses por suspeitas de desvio de verbas da entidade. Sérgio Ribeiro Lins de Alvarenga, diretor financeiro da entidade, Ricardo de Moura, superintendente, e Ricardo Cabral, coordenador de polo aquático, também obtiveram habeas corpus.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3), que determinou que a liberdade dos envolvidos é condicional: eles não podem ir à sede da CBDA, nem entrar em contato com federações, empresas que fazem parte da denúncia ou testemunhas de acusação.

Coaracy foi preso em 6 de abril durante a Operação Águas Claras da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas que foram repassadas para a CBDA.

Na ocasião, foram cumpridos ainda cinco pedidos de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão.

O Ministério Público Federal de São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra os quatro dirigentes por organização criminosa, peculato, licitação fraudulenta e falsidade ideológica de documento público.

Durante o período de prisão, familiares de Coaracy relataram as dificuldades de saúde apresentadas pelo dirigente: o ex-presidente da CBDA apresentaria estado de demência senil.


Endereço da página:

Links no texto: