Folha de S. Paulo


Rússia tenta evitar maior fracasso de país-sede desde 2001

Kirill Kudryavtsev/AFP
Russia's midfielder Denis Glushakov (2nd L), who scored the first goal, jumps and hugs Russia's forward Fedor Smolov, who scored the team's second goal, after Russian beat New Zealand 2-0 in the 2017 Confederations Cup group A football match between Russia and New Zealand at the Krestovsky Stadium in Saint-Petersburg on June 17, 2017. / AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV
Jogadores da seleção russa comemoram gol na vitória por 2 a 0 sobre a Nova Zelândia

Desde que a Coreia do Sul caiu na primeira fase da Copa das Confederações de 2001, dividida com o Japão, nunca o time anfitrião deixou de disputar as semifinais do torneio.

Caberá à Rússia manter essa escrita e evitar mais um fiasco de sua história recente. Nem mesmo a frágil África do Sul ficou pelo caminho quando sediou a competição em 2009, acabando na quarta posição. No ano seguinte, se tornaria a primeira seleção da casa a cair ainda na fase de grupos.

Para evitar o adeus precoce, os russos terão de derrotar o México a partir das 12h deste sábado (24), em Kazan, para não depender de uma improvável derrota de Portugal para a já eliminada Nova Zelândia, em São Petersburgo, no mesmo horário.

Cair na primeira fase de uma grande competição é roteiro comum à Rússia. Foi assim na Eurocopa de 2012 e 2016 e na Copa do Mundo de 2014

A última vez que alcançou o mata-mata foi na Eurocopa de 2008, quando perdeu para a Espanha na semifinal.

Uma eliminação precoce poderia esfriar ainda mais o interesse dos russos pela competição e diminuir a procura por ingressos para os jogos decisivos. Ainda há muitas entradas disponíveis.

NA TV
Rússia x México
12h, SporTV2

Nova Zelândia x Portugal
12h, Band e SporTV

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: