Folha de S. Paulo


Brasileiro recebe oferta do Houston Rockets após ser relevado no draft

O ala-armador Georginho, 21, do Paulistano, não teve seu nome anunciado nesta quinta-feira (22) como uma das 60 escolhas do "draft" da NBA. Mas foi deitar sabendo que, se aceitar, tem uma proposta do Houston Rockets para jogar na liga norte-americana.

Assim que a longa cerimônia de recrutamento de nova tosse encerrou em Nova York –foram mais de quatro horas de duração–, dirigentes do clube texano passaram a negociar com os agentes do atleta, o brasileiro Eduardo Resende e o norte-americano Alex Saratsis, da Octagon.

Encaminharam, então, uma oferta de contrato parcialmente garantido, para Georginho.

O paulista de Diadema disputaria as chamadas ligas de verão da NBA pelos Rockets e também faria parte no mínimo do elenco de pré-temporada do técnico Mike D'Antoni.

A seleção no "draft" da liga não necessariamente resultaria em melhor oferta ao jogador.

O pivô alemão Isaiah Hartenstein, 19, foi escolhido pelo Houston na posição de número 43, mas vai ter de passar ao menos mais uma temporada no Zalgiris Kaunas, da Lituânia.

NBB/Divulgação
Jogador basquete George Lucas Alves de Paula, o Georginho, do Paulistano, com a bola na mão
Jogador basquete George Lucas Alves de Paula, o Georginho, do Paulistano, com a bola na mão

PROCESSO FLUIDO

O desenvolvimento de Georginho é acompanhado de perto pelos Rockets desde 2015, quando se candidatou ao "draft" pela primeira vez.

O clube já enviou dois scouts ao Brasil para observá-lo. A segunda visita ocorreu em fevereiro.

Como demonstração de interesse que fosse além da especulação, sabatinou o jogador em uma teleconferência nesta quarta-feira (21), um dia antes da cerimônia de recrutamento de calouros.

A franquia tinha duas escolhas na segunda rodada do "draft". Não esperava que, com a de número 43 pudesse anunciar Hartenstein. O alemão estava cotado para sair entre os 30 primeiros da lista.

Por outro lado, Houston já estava comprometido em ceder a 45ª escolha para o Memphis Grizzlies, em troca de dinheiro e uma escolha de 2018.

Os Rockets ainda tentaram adquirir uma terceira escolha de ao final da segunda rodada, mas não conseguiram fechar um negócio a tempo.

O fato de Georginho ter passado em branco pelo processo seletivo foi encarado com surpresa por olheiros consultados pela Folha.

A expectativa geral nos bastidores da liga era de que já havia um clube comprometido com sua contratação.

O "Draft Express", principal site e serviço de avaliação de jogadores, também apostava em sua seleção. Nesta quinta-feira, o veículo acertou 56 dos 60 atletas selecionados. Georginho foi um dos quatro que ficaram fora.

O ala Wesley Mogi, 20, seu companheiro de Paulistano, foi o outro brasileiro inscrito na lista a ser ignorado. Ele aguarda contato das demais franquias.


Endereço da página: