Folha de S. Paulo


NBA conclui 'draft', e jogadores brasileiros ficam fora da lista

Reprodução/Twitter/NBB
Fim de Jogo 1 das #FinaisNBB! Vitória do @BasqPaulistano, por 82 a 78, dentro de casa. Série agora caminha para Bauru!
Georginho (dir.) foi sondado por diversos clubes, mas não foi selecionado

A NBA realizou nesta quinta-feira (22) seu "draft", seu processo de recrutamento de calouros, com dois brasileiros concorrendo: o ala-armador Georginho e o ala Wesley Mogi, do Paulistano, que não foram selecionados ao final de duas rodadas de seleção.

Havia uma expectativa entre os olheiros da liga norte-americana de que Georginho seria escolhido entre as 45ª e 60ª escolhas, enquanto Mogi corria por fora. Essa perspectiva não se concretizou.

Horas depois, porém, os agentes do ala-armador, Eduardo Resende e Alex Saratsis, abriram negociação com o Houston Rockets. O clube texano encaminhou aos empresários uma proposta, já aceita.

Passar em branco pelo "draft" não é o fim da linha para os jogadores inscritos. Os clubes ainda seguem em negociações com atletas nessa situação, procurando encaixá-los em seus times dos torneios de verão, que, neste ano, serão realizados em Orlando, Salt Lake City e Las Vegas.

Esse caminho ainda está disponível para os dois brasileiros que se candidataram ao recrutamento e a mais dois que concorriam automaticamente ao processo, por completarem 22 anos nesta temporada: o ala-pivô Lucas Dias, do Paulistano, e o pivô Adriano Big, do Minas Tênis.

Concorrendo nesse processo em 2014, o pivô Cristiano Felício não foi selecionado por nenhuma das 30 franquias da NBA. Três anos depois, foi contratado pelo Chicago Bulls.

O DRAFT

Com a primeira escolha no recrutamento, o Philadelphia 76ers seguiu o roteiro esperado e adicionou o armador Markelle Fultz, da universidade de Washington, ao seu promissor núcleo jovem.

Na sequência, o Los Angeles Lakers também atendeu a pedidos de seus torcedores ao escolher mais um armador, Lonzo Ball, sensação na cidade desde os tempos de colegial.

O Boston Celtics, com a terceira posição, optou pelo ala Jayson Tatum, da universidade de Duke.

A grande notícia da noite, porém, foi a troca realizada entre Chicago Bulls e Minnesota Timberwolves.

Os Bulls aceitaram uma proposta por sua principal estrela, o ala Jimmy Butler, para iniciar um processo de reconstrução. Em contrapartida, acolheram o armador Kris Dunn, o ala Zach LaVine e os direitos sobre o calouro Lauri Markkanen, um pivô finlandês. Os Timberwolves ainda receberam os direitos sobre o pivô Justin Patton, da universidade de Creighton.


Endereço da página:

Links no texto: