Folha de S. Paulo


São Paulo não perde tanto no início do Brasileiro desde 1998

Ricardo Nogueira/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-07-2017, 16h00, CAMPEONATO BRASILEIRO 2017, SAO PAULO X ATLETICO-MG, ESPORTES: Rogerio Ceni (Sao Paulo) durante partida realizada no estadio do Morumbi, zona sul da capital. (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress) ***exclusivo Folha***
Rogério Ceni durante partida entre São Paulo e Atlético-MG, no Morumbi

Apenas uma vez o São Paulo teve mais de cinco derrotas nas primeiras nove rodadas do Brasileiro, marca atingida na última quarta (21) com derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR. Em 1998, o time foi batido em seis partidas.

Na história do Nacional por pontos corridos, iniciada em 2003, o retrospecto deste ano é o pior em número de derrotas nos primeiros nove jogos da competição.

Antes disso, em 1998, perdeu para Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Juventude e Santos. O técnico da época era Nelsinho Baptista.

O resultado negativo fez o técnico Rogério Ceni se esforçar ainda mais para defender o elenco das críticas.

"Vejo brilho nesses atletas, vontade de vencer e condições de conquistar a vitória para subir na tabela", disse.

HISTÓRICO - Derrotas do São Paulo no Brasileiro após nove rodadas

Desde o início do Brasileiro, a equipe perdeu para Cruzeiro, Ponte Preta, Corinthians, Atlético-MG e Atlético-PR. Com dez pontos, tem apenas um de vantagem para a zona de rebaixamento.

Apesar do retrospecto ruim, Ceni elogiou a atuação do time em Curitiba. Mais de uma vez, ele disse que a imprensa se preocupa apenas com o placar. Mas ele, não.

"O time fez uma grande partida, principalmente no segundo tempo. Colocamos o time mais ofensivo. Tomamos um gol de bola parada e não conseguimos buscar o resultado. Futebol é assim. Você faz um grande jogo e não consegue o resultado. Já tinha sido assim contra o Atlético-MG", afirmou.

Por outro lado, ele lamentou a falta de peças no elenco. A diretoria do clube está atrás da contratação de reforços a toque de caixa.

"O Brasil é bastante difícil. Do time que foi à Florida Cup [na pré-temporada], tivemos a troca de 16 jogadores. Temos que fazer com que eles se adaptem ao nosso sistema de jogo. A equipe que fica com o elenco mais tempo ganha mais conjunto", disse.

O treinador não convive com mais pressão por parte da diretoria do clube por ser Rogério Ceni, o maior ídolo da história do São Paulo. Nesta temporada, o time já foi eliminado no Paulista, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Só resta o Brasileiro.

REFORÇOS

Ceni espera receber o reforço do volante Matheus Jesus, 20, da Ponte Preta. O empresário Fernando Garcia o negocia com a Europa, mas ele seria emprestado em seguida ao clube do Morumbi. Garcia também é agente de Petros, que deve ser anunciado pelo São Paulo nos próximos dias.

Matheus Jesus, 20, tem histórico de indisciplina e, por causa disso, treinava separado dos demais atletas do time de Campinas.

Antes da derrota para o Atlético-PR, a diretoria anunciou a contratação do meia argentino Jonathan Gómez, 27, que estava no Independiente Santa Fe (COL). Também há um acerto para a chegada do zagueiro equatoriano Robert Arboleda, 25, da Universidad Católica (EQU).

A defesa tem sido o principal problema do São Paulo nesta temporada. Falhas dos zagueiros são apontadas como principal motivo para as cinco derrotas do clube.


Endereço da página:

Links no texto: