Folha de S. Paulo


Após advertência da Fifa, mexicanos trocam grito homofóbico por aplausos

Patrik Stollarz/AFP
Mexico's forward Oribe Peralta (C) scores a goal past New Zealand's goalkeeper Stefan Marinovic (back) during the 2017 Confederations Cup group A football match between Mexico and New Zealand at the Fisht Stadium in Sochi on June 21, 2017. / AFP PHOTO / Patrik STOLLARZ
Oribe Peralta faz o gol da vitória do México contra a Nova Zelândia, nesta quarta-feira (21)

A advertência da Fifa após a estreia e o apelo feito pela Federação Mexicana em suas redes sociais surtiram efeito. Nesta quarta-feira (21) os torcedores mexicanos trocaram o famoso grito de "ôôô, puto" por aplausos na vitória por 2 a 1 sobre a Nova Zelândia em Sochi.

A palavra "puto" é utilizada, em espanhol, para se referir a homossexuais.

Aos oito minutos do primeiro tempo, quando o goleiro neozelandês Marinovic foi cobrar um tiro de meta, os torcedores começaram o tradicional ritual: "ôôô". Mas quando o atleta tocou na bola vieram aplausos.

A atitude foi comemorada pela Federação Mexicana em sua conta no Twitter.

"Palmas para os torcedores que não gritaram ao goleiro da Nova Zelândia", escreveu.

.

A Fifa havia advertido o México em razão de gritos isolados na estreia contra Portugal.

Nesta Copa das Confederações, a entidade conta com três observadores em cada partida para relatar qualquer tipo de discriminação.

No telão do estádio, antes do jogo contra os neozelandeses, uma mensagem foi passada informando das sanções que o México poderá sofrer caso tais gritos se repitam.

Nas eliminatórias, o México já foi multado diversas vezes. A CBF também já foi sancionada pela Fifa, a última vez após vitória da seleção sobre o Paraguai por 3 a 0 no Itaquerão.

Nos estádios brasileiros, gritar "ôôô, bicha" é comum quando o goleiro adversário cobra um tiro de meta. O grito, inclusive, é uma adaptação para o português de "ôôô, puto", e ganhou espaço no Brasil após a Copa de 2014, quando os mexicanos o utilizaram.

Clique na imagem abaixo e confira o especial da Folha sobre o que as torcidas brasileiras cantam nas arquibancadas.

Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: