Folha de S. Paulo


Acusado de fraude ao fisco, Cristiano Ronaldo dribla a imprensa na Rússia

Darren Staples /Reuters
Cristiano Ronaldo durante treinamento da seleção de Portugal na véspera da partida entre Rússia x Portugal
Cristiano Ronaldo durante treinamento da seleção de Portugal na Copa das Confederações

Cristiano Ronaldo já está há oito dias em solo russo, disputou duas partidas, deu uma assistência no empate em 2 a 2 com o México na estreia e marcou de cabeça gol do triunfo por 1 a 0 sobre a Rússia na quarta (21), que deixou Portugal próximo das semifinais.

O que o astro português não fez ainda e nem deverá fazer até o final da Copa das Confederações é falar com a imprensa.

O jogador tem sido blindado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pela Fifa. Não foi escalado para nenhuma entrevista coletiva e sempre passa pela zona mista (caminho entre os vestiários e o ônibus, com acesso da imprensa) a passos apressados, "escoltado" pelo assessor Onofre Costa. Na quarta, parou para dar autógrafo a um jornalista, e nada mais.

A blindagem a Cristiano Ronaldo tem motivo bem claro. Evitar perguntas dos jornalistas sobre seu momento fora de campo. Ele é acusado de fraudar € 14,7 milhões (R$ 54,65 milhões) do fisco espanhol. Além disso, a imprensa europeia noticia que esse problema pode fazer com que ele deixe o Real Madrid.

"Você acha que ele deveria responder perguntas sobre coisas fora do jogo? Ele não está aqui para falar da família, do Real Madrid, está para falar do jogo e está muito concentrado na seleção. Sei que vocês [jornalistas] estão curiosos, mas têm de respeitar isso. Vocês terão outras oportunidades para falar isso com ele", afirmou o técnico português Fernando Santos, ao ser questionado sobre a postura do seu jogador.

Nas duas partidas que terminou como o melhor em campo, quebrou o protocolo.

No primeiro, respondeu a uma pergunta feita por um jornalista da Fifa e não compareceu à entrevista coletiva obrigatória. A alegação da federação portuguesa foi que ele passava por tratamento.

Nesta quarta, apareceu na sala de coletiva, mas apenas para fazer um pronunciamento de 30 segundos. Pela regra seguida por todos os atletas, seriam três perguntas.

"Desculpa, não haverá perguntas, somente um comentário", disse a assessora da Fifa no estádio em Moscou. A entidade não respondeu à Folha o motivo de estar adotando essa postura.

"Obviamente estamos muito contentes. Esta é a primeira vez que ganhamos aqui na Rússia. Estivemos bem contra um adversário que jogava em casa e que pressionou bastante", disse o atacante.

Maior astro do torneio, Cristiano Ronaldo tem sido muito bem acolhido pelo público russo. No jogo contra a seleção local, a torcida até ensaiou uma vaia contra o jogador, mas bastou o gol para acabarem os apupos.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: