Folha de S. Paulo


Defesa falha de novo, São Paulo perde 1ª em casa e desaba na tabela

Criticada nas eliminações do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, a defesa do São Paulo voltou a falhar na derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, neste domingo (18), no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe sofreu sua primeira derrota no estádio na competição. Antes, o time acumulava vitórias diante do Avaí, Palmeiras e Vitória em casa.

O time comandado por Rogério Ceni também perdeu a chance de assumir a quarta colocação do torneio —ocupa atualmente a 13ª posição com 10 pontos, dois a mais do que o Sport, primeiro clube na zona da degola.

Assim como aconteceu na maioria dos jogos do torneio,o treinador optou por escalar o sistema defensivo com três zagueiros: Eder Militão, Maicon e Lucão. Rodrigo Caio, que atuou pela seleção brasileira na última terça-feira, reclamou de dores e foi poupado.

A tática, porém, não deu certo. No primeiro gol do rival, Lucão afastou a bola, que ficou com o clube mineiro antes do meio campo. Em três toques, o equatoriano Cazares recebeu livre na intermediária, dominou e sem ser incomodado bateu no canto de Renan Ribeiro, aos 8 minutos.

Após o gol, o jogo ficou truncado. O São Paulo trocava passes, mas não conseguia criar jogadas. Nos últimos 15 minutos, o time ameaçou duas vezes. Na primeira, Wellington Nem passou para Cueva, que enfiou entre os zagueiros em direção a Pratto, que tirou de Victor, mas a bola saiu. Na outra, Marcinho cruzou rasteiro e o argentino concluiu para fora.

No segundo tempo, Rogério Ceni voltou com Thiago Mendes na vaga de Wellington Nen e adiantou Marcinho. Com menos de um minuto, Marcinho recebeu pela esquerda e finalizou para empatar o jogo.

O São Paulo criou chances de desempatar a partida, mas levou o gol em outra falha defensiva. Após cruzamento para a área, Lucão afastou nos pés de Rafael Moura, que só tirou do goleiro são-paulino.

Vaiado, o zagueiro afirmou que vai deixar o clube. "Enquanto eu estiver aqui, eles [torcida] vão sempre pegar no meu pé. Mas para a alegria de muitos aí, já, já eu estou indo embora", disse.

Veja vídeo

FALHAS EM CASA

O sistema defensivo do São Paulo já havia cometido outras falhas em jogos no Morumbi. No Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, a equipe perdeu por 2 a 0 para Corinthians e Cruzeiro, respectivamente. No jogo de volta, não conseguiu reverter o placar e acabou eliminada. Na Copa Sul-Americana, empatou fora de casa por 0 a 0. No Morumbi, abriu o placar logo no início do jogo, mas tomou o empate na sequência. Assim, acabou eliminado.

PROTESTO

A principal organizada do São Paulo, a Independente, fez uma manifestação na porta do Morumbi neste domingo, antes da partida contra o Atlético-MG. O protesto era contra a diretoria do clube, por conta da negociação das revelações David Neres, Lyanco e Luiz Araújo nesta temporada. No total, cerca de mil torcedores estavam no local.

"A Independente continuará com o movimento unidos pelo São Paulo e apoiaremos o time. Porém, a gente quer jogador, vamos cobrar jogador, reforços. E estamos protestando contra a diretoria em que sentido? Cotia recebe para quê? Nossos craques nascem em Cotia, não chegam a jogar no São Paulo e já são vendidos. Não têm vínculo algum com o clube. Isso não pode estar acontecendo. Algo de errado acontece lá", Henrique Gomes, o Baby, presidente da torcida Independente.


Endereço da página:

Links no texto: