Folha de S. Paulo


Com time de 'baixinhos', Chile se preocupa com jogo aéreo de Camarões

Vasily Maximov/AFP
Chile treina antes de jogo contra Camarões, pela Copa das Confederações
Chile treina antes de jogo contra Camarões, pela Copa das Confederações

Cruzamentos na área, seja com a bola rolando ou com ela parada, podem ser uma boa arma dos rivais do Chile na Copa das Confederações. Isso porque a seleção sul-americana tem a menor média de altura entre os oito participantes: apenas 1,76m.

E esta é uma preocupação do técnico argentino Juan Antonio Pizzi.

"O tamanho é uma realidade. De fato, somos uma equipe que não tem como virtude a altura. Sempre demos importância a isso, tanto que estamos aos poucos tentando incorporar atletas mais altos que possam ajudar nesta deficiência. Nos treinamentos temos trabalhado forte. Não podemos crescer dez centímetros apenas com o desejo", disse o treinador após amistoso contra a Rússia na última semana, quando o Chile empatou em 1 a 1 sofrendo um gol de cabeça.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - Média de altura das equipes, em metros

Na Copa do Mundo de 2014 e nas Copa Américas de 2015 e 2016, o Chile também foi o time mais baixo. O jogador mais alto do time é o defensor Enzo Rocco, com 1,92 m. O mais baixo, Edson Puch, com 1,68 m.

Na fase de grupos na Rússia, o rival mais alto dos chilenos será a Alemanha, com média de altura de 1,84 m. Adversário no jogo deste domingo (18), às 15h (de Brasília), em Moscou, Camarões tem média de 1,80 m.

"Estamos trabalhando. Mas na América do Sul também temos equipe de tradição e força na bola parada como o Uruguai e o Paraguai e temos nos saído bem. Assim, que temos experiência", analisou o lateral-esquerdo Jean Beausejour, que tem 1,78 m.

Ele forma um sistema defensivo que tem somente 1,75 m de média. O goleiro Johnny Herrera tem 1,83 m. Ele será titular no lugar de Claudio Bravo, que está lesionado e não tem previsão certa de retorno, podendo até perder toda a competição.

Ao mesmo tempo em que há o temor pela bola área, no ataque, o volante Arturo Vidal, de 1,78 m, pode ser uma arma importante. De acordo com um estudo encomendado pelo jornal "La Tercera" junto à Universidade do Chile, o volante pode sair até 70 centímetros do chão.

"Vidal se desloca verticalmente 70 centímetros em relação a sua posição de repouso, comparável aos jogadores da NBA. Isso quer dizer que pode alcançar facilmente os 2,50 m em uma disputa área e ter a chance de ganhar dos adversários", afirmou o professor doutor em física Bastián Paredes.

O Chile não foi bem nos dois amistosos de preparação que fez para o torneio. Além do empate em 1 a 1 com a Rússia, foi derrotado por 3 a 2 pela Romênia, em Cluj.

Confira o guia da Copa das Confederações:


Endereço da página:

Links no texto: