Folha de S. Paulo


Por patrocinador, Pelé prestigiará a abertura da Copa das Confederações

Alejandro Ernesto - 1º.jun.2015/Efe
HAB08. LA HABANA (CUBA), 01/06/2015.- El exfutbolista brasileño Edson Arantes Do Nascimento, Pelé (c), posa junto al jugador del Cosmos de Nueva York, el delantero español Raúl González (d), y el capitán de la selección nacional de Cuba Yeniel Márquez (i), durante una rueda de prensa ofrecida hoy, lunes 01 de junio de 2015, en La Habana (Cuba). El Cosmos de Nueva York jugará mañana con la selección de Cuba
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. durante coletiva de imprensa em Cuba

Pelé, 76, estará presente na abertura da Copa das Confederações, neste sábado (17), em São Petersburgo.

A Folha apurou que o ex-jogador estará na Arena Zenit para o jogo entre Rússia e Nova Zelândia a convite de uma fabricante de relógios -o Rei do Futebol é embaixador mundial da marca suíça Hublot, parceira da Fifa.

Nesta sexta-feira (16), inclusive, Pelé fará participação em um evento da relojoaria na cidade de Moscou para inauguração de uma loja.

Em São Peterbsurgo, não está prevista nenhuma aparição para a mídia ou entrevistas para o ex-atacante, ganhador de três Copas.

Muito assíduo em eventos da Fifa durante a gestão de Sepp Blatter, entre 1998 e 2015, Pelé se afastou bastante da cúpula da entidade desde que o suíço Gianni Infantino assumiu a presidência, em fevereiro de 2016.

O distanciamento se deu principalmente em virtude de seus problemas físicos e cirurgias às quais teve de ser submetido no quadril.

As intervenções o impediram, inclusive, de participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

Pelé era cotado como favorito para acender a pira olímpica e, de acordo com o comitê organizador da Olimpíada, chegou a receber convite.

Porém, sob alegação de que não tinha condição física, não compareceu. O encarregado de acender a pira foi, então, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

O tricampeão mundial de futebol limitou-se a carregar a tocha olímpica durante passagem dela por Santos (SP).

Ele a empunhou no museu que leva seu nome, mas não se deslocou devido aos seus problemas físicos.

Pelé trabalhou nas últimas semanas junto com a CBF. Do Rio de Janeiro, ele comentou as partidas da seleção contra a Argentina e a Austrália.

O craque recebeu cerca de R$ 400 mil da confederação para trabalhar na transmissão dos jogos, que fazem parte de um projeto de comunicação da entidade que objetiva a produção e exibição dos amistosos da equipe.

O Brasil não participa do torneio pela primeira vez desde 1995, quando ele era disputado na Arábia Saudita em outro formato e se chamava Rei Fahad –depois foi renomeado pela Fifa como Copa das Confederações, que reúne campeões continentais e o atual campeão mundial.

A seleção tem quatro títulos do campeonato –venceu as últimas três edições.

MARADONA

Ao mesmo tempo em que Pelé se afastou da Fifa, Maradona, 56, que costumava ser desafeto da entidade, ganhou protagonismo e participou de diversos eventos graças à amizade com Infantino.

Há, inclusive, a possibilidade de o argentino viajar a São Petersburgo, que também receberá a final do torneio que serve de preparação para a Copa do Mundo de 2018, a convite de um de seus patrocinadores pessoais.

Em 2016, numa ação da mesma patrocinadora de agora, Pelé promoveu a Eurocopa da França em um evento com Maradona. A partida festiva contou com a presença de diversas lendas do futebol.

Acostumados a se alfinetar, os dois trocaram apertos de mãos, abraços e trocaram elogios um ao outro.

A Argentina também não participa da Copa das Confederações da Rússia.

O único representante sul-americano é o Chile, que venceu a Copa América de 2015.

Dos 12 estádios que serão utilizados na Copa de 2018, quatro estão à disposição no torneio que começa neste sábado. O que mais preocupa para o Mundial é o de Samara, que tem obras atrasadas.


Endereço da página:

Links no texto: