Folha de S. Paulo


Triênio vitorioso já coloca Warriors entre os melhores da história da NBA

Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Jogadores do Golden State Warriors celebram o título da temporada 2016-17 da NBA
Jogadores do Golden State Warriors celebram o título da temporada 2016-17 da NBA

O Golden State Warriors ganhou, nesta segunda-feira (12), seu segundo título da NBA em três anos. De todo modo, há um adversário na liga que parece imbatível para a equipe californiana até o momento: o saudosismo.

"Nós provavelmente os varreríamos em uma final", diz o ex-armador Magic Johnson, líder do "showtime" dos Lakers nos anos 1980, sobre o atual núcleo dos Warriors.

Levando em conta a fonte -um dos maiores jogadores de todos os tempos- e a equipe -com Magic, os Lakers ganharam quatro títulos e foram a oito finais-, a frase pode ao menos ser ponderada.

Agora, quando um coadjuvante como Rasheed Wallace, ex-pivô campeão pelo Detroit Pistons em 2004, segue a mesma linha de raciocínio, aí talvez seja exagero.

"Nós os atropelaríamos", diz Wallace, resgatando uma equipe que disputou duas finais da liga, perdendo para o San Antonio Spurs em 2005.

WARRIORS-2017 X BULLS-1996 - Comparando os atuais campeões com grandes equipes da história

Por mais recordes que bata, o Golden State já se habituou a ouvir grandes figuras da liga –e outras nem tanto– duvidarem de seu sucesso.

Os números, no entanto, indicam que essa discussão não poderia estar mais datada. Não só os Warriors já podem ser inseridos entre os melhores, como há argumentos que lhes poriam no topo.

O convencional é dizer que o Chicago Bulls dos anos 1990 foi o maior time que a liga já viu, embora Boston Celtics e os Lakers, os clubes mais vitoriosos da liga, possam indicar diversas equipes de diferentes épocas.

Na comparação por triênios, há grande equilíbrio entre o rendimento dos atuais campeões (2015 a 2017) e o do esquadrão do ala Michael Jordan, que exerceu seu maior domínio entre 1996 e 1998.

Levando em conta o retrospecto geral nesses três anos, somando playoffs e temporada, os Warriors têm aproveitamento minimamente superior: 82,4% (254 vitórias e 54 derrotas) contra 81,5% (248 e 56, respectivamente).

Os Bulls, por outro lado, foram tricampeões. A comparação entre as melhores campanhas de ambos também lhes indica superioridade (ver acima). Mas a diferença é menor do que o saudosista poderia supor.

Steve Kerr, técnico dos Warriors e jogador dos Bulls naquele tricampeonato, acha graça sobre o menosprezo direcionado ao seu time. "O jogo só piora. Os caras dos anos 50 destruiriam todo mundo. Estranho como a evolução humana se reverte no nosso esporte", afirma.

Já o armador Stephen Curry prefere mandar recado depois do novo título: "Estamos só começando".


Endereço da página:

Links no texto: