Folha de S. Paulo


Warriors lidam com cenários extremos para o quinto jogo das finais da NBA

Ronald Martinez/AFP
CLEVELAND, OH - JUNE 07: Kevin Durant #35 of the Golden State Warriors reacts against the Cleveland Cavaliers during the second half in Game 3 of the 2017 NBA Finals at Quicken Loans Arena on June 7, 2017 in Cleveland, Ohio. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Ronald Martinez/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Contra reação dos Cavaliers, Kevin Durant busca seu primeiro título na NBA

As finais da NBA chegam ao seu quinto jogo nesta segunda-feira (12) com um dilema: o desempenho do Cleveland Cavaliers em sua única vitória na série até aqui, obtida na quarta partida, foi um ponto fora da curva ou um sinal de possível retomada dos atuais campeões?

O Golden State Warriors havia vencido os três primeiros jogos da série até ser arrasado na sexta (9), por 137 a 116. O triunfo da equipe do ala LeBron James apresentou números totalmente incompatíveis com o que as finais haviam registrado até então.

Inspirados no ataque, os Cavaliers acertaram 52,9% de seus arremessos. Nas três apresentações anteriores, o aproveitamento fora de 41,6%. Nessa comparação, os índices dos Warriors caíram de 47,1% nas três vitórias para 44,8% no revés.

Filtrando apenas por chutes de três pontos, variação semelhante ocorreu. Com direito a recorde conversões de longa distância nas finais (24), os Cavaliers acertaram 53,3% de suas tentativas, contra 28,2%. Antes, os Warriors levavam vantagem neste quesito (42,2% a 29,8%).

No quarto jogo da decisão, Cleveland superou Golden State também pela primeira vez no total de assistências, com 27 passes para cesta contra 26. A média da série, por partida, tinha ampla vantagem para o representante do Oeste (31,3 x 19,3).

A larga superioridade no quarto jogo dá aos Cavs a esperança de nova virada. Em 2016, o time foi o primeiro na história a chegar ao título após desvantagem de 3 a 1.

"Se vencermos o quinto jogo, vamos até o sétimo", afirmou o ala Richard Jefferson. "Não é nada que já não fizemos antes", disse o ala J.R. Smith, em referência ao resultado de 2016 neste mesmo estágio, estendendo a série.

Nesta temporada, os Warriors perderam dois jogos seguidos em apenas duas ocasiões. Lesionado, o ala Kevin Durant, que tem média de 34,3 pontos nas finais, estava afastado do time.

"Temos de recuperar nossa confiança e responder", disse o armador Stephen Curry, que errou 9 de 13 chutes na derrota e fez 14 pontos.

Para os Warriors, os cenários agora são extremos. A vitória em Oakland lhes dá o segundo título em três anos. Uma derrota, porém, poderia reviver um fantasma.

"Sabemos que muito vai se falar sobre isso", disse o ala-pivô Draymond Green. "Mas dessa vez abrimos 3 a 0. A série é um pouco diferente."

De modo ambíguo, Green disse que estava feliz pela chance de celebrar o título em casa. Para tanto, os Warriors precisam recuperar o ritmo das primeiras partidas.


Endereço da página: