Folha de S. Paulo


CBF realizará em agosto concorrência por jogos da seleção brasileira

Saeed Khan/AFP
Brazilian player Filipe Luis (C) attends a training session with teammates in Melbourne on June 8, 2017, ahead of their match against Brazil on June 9. / AFP PHOTO / SAEED KHAN / -- IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE -- ORG XMIT: 068
Jogadores da Seleção Brasileira durante treino nesta quinta-feira (8)

A transmissão do amistoso da seleção contra a Argentina, nesta sexta-feira (9), às 7h05, fora da TV Globo faz parte de uma estratégia da CBF para arrecadar mais com as partidas do time nacional a partir do ano que vem.

Em agosto, a entidade fará uma concorrência para vender o pacote com os direitos das eliminatórias para o Mundial do Qatar e os amistosos da seleção até 2022.

A intenção é negociá-lo em diferentes mídias –TV aberta e fechada, internet, redes sociais e rádio.

Será a primeira vez que a confederação fará uma concorrência pelos jogos da seleção, que são uma de suas principais fontes de renda.

"Estamos inovando no mercado e abrindo o sistema para novos meios. A concorrência vai expressar a experiência acumulada neste momento", diz o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

A entidade não divulga quanto pretende arrecadar, mas espera superar o valor obtido nos últimos quatro anos com amistosos e eliminatórias da Copa da Rússia.

Nos seus balanços, a CBF não especifica quanto arrecada diretamente com os direitos dos dois produtos. De acordo com documentos publicados nos últimos três anos, a CBF acumulou R$ 192 milhões com "direitos comerciais e televisivos". O valor embolsado neste ano só será divulgado em 2018.

O sinal da transmissão das partidas contra a Argentina, nesta sexta, e Austrália, na terça (13), será produzido e distribuído pela CBF.

O sistema será mantido para os outros dois amistosos do Brasil neste ano e, mesmo com a concorrência, deve continuar no ano que vem.

A TV Brasil e a Cultura exibem os jogos na TV aberta. O UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha,também os transmite pela internet. A Vivo exibirá as partidas para assinantes pelo celular ou por meio do site Vivo Futebol, e a CBF em seu site oficial e perfil no Facebook.

A entidade também formou parceria com uma empresa que vai retransmitir os jogos para cerca de 200 emissoras de rádio do país.

Por opção de Tite, a seleção vai jogar contra a Argentina nesta sexta sem sete titulares. Gabriel Jesus substituirá Neymar, poupado.

GLOBO

A CBF tentou vender as partidas contra Argentina e Austrália para a Globo, que transmitia amistosos com exclusividade até o ano passado, mas não teve sucesso.

A partir daí, decidiu montar sua própria rede de transmissão, seguindo tendência mundial. Clubes e ligas já produzem seus eventos.

O contrato com a Globo para a transmissão das eliminatórias acaba em outubro.

NA TV
Brasil x Argentina
7h05 Cultura e TV Brasil


Endereço da página:

Links no texto: