Folha de S. Paulo


Titular, Renan Ribeiro tenta manter São Paulo em ascensão

Renan Ribeiro desfruta o melhor momento de seus quatro anos no São Paulo. A partida deste domingo (4), contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 16h, pela quarta rodada do Brasileiro, será a 14ª do goleiro em campo nesta temporada, e a 11ª consecutiva como titular.

A maior sequência de sua passagem até então foram 11 escalações em 2015, quando Rogério Ceni, agora seu treinador, ainda era o titular da meta e só perdia o posto por lesão ou suspensão.

Em janeiro, mês do início da pré-temporada, tal cenário era improvável.

Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress
SÃO PAULO, SP - 27.02.2017: TREINO DO SPFC - Renan Ribeiro durante o treino do São Paulo Futebol Clube realizado no CCT Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. (Foto: Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1277598 *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O goleiro Renan Ribeiro durante treinamento do São Paulo no CT da Barra Funda

Renan mal havia se recuperado de uma luxação na mão esquerda, sofrida em novembro passado, e enfrentou outro problema físico: uma lesão muscular na coxa esquerda, que o deixou fora da Florida Cup, torneio amistoso nos Estados Unidos.

Inativo, ele viu Denis e Sidão, contratado a pedido de Rogério Ceni, brigarem pela vaga de goleiro titular.

O primeiro sofreu com as falhas e a falta de paciência da torcida. O segundo também não passou a confiança necessária para se firmar e ainda teve uma lombalgia.

Renan Ribeiro recebeu nova chance diante do Ituano, pelo Paulista, em março. No empate em 1 a 1, evitou uma derrota no Morumbi.

Em entrevista pós-jogo, Ceni disse que Renan foi "merecedor de aplausos da torcida".

Neste início ruim de temporada do São Paulo, com três eliminações seguidas em mata-matas, as atuações do goleiro de 27 anos passaram confiança mesmo em placares adversos. Em reconhecimento, a torcida já tem colocado um pouco mais de energia na hora de gritar o seu nome nas arquibancadas.

"Consegui uma sequência de jogos, algo que vinha buscando havia muito tempo, e isso me deixa feliz e ainda mais motivado para crescer", afirmou Ribeiro à Folha.

Mais que pôr à prova outra vez o goleiro, o jogo deste domingo tenta reafirmar o momento positivo do São Paulo, que após estrear com derrota emendou dois triunfos no Brasileiro, contra Avaí e Palmeiras, sem sofrer gol em ambos.

Diante do rival, manteve uma escrita de 15 anos sem derrotas no Morumbi.

"Sempre acreditei que tínhamos elenco forte. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que é uma equipe em formação, com nova comissão técnica, muitos atletas chegando, e tudo isso demanda um período para evoluir", afirma.
"Confiamos no potencial, sabemos da nossa qualidade, e por tudo isso temos de acreditar em coisas boas para este ano", completa Ribeiro.

Seguir como titular no gol poderá lhe render também uma passagem ainda mais longeva pelo Morumbi.

O vínculo de Renan Ribeiro terminará em maio de 2018. Significa que em novembro, se não antecipar a renovação até lá, ele estará apto a assinar pré-contrato com outro clube.

O São Paulo ainda não o procurou para negociar.

"Estou tranquilo em relação a essa situação", diz. "Acho que a diretoria, quando achar certo conversar, vai me procurar. Espero poder continuar por muito tempo. É a minha vontade."

Antes de seu primeiro jogo no ano como titular, Ribeiro disse em entrevista que "quem não é visto não é lembrado". Contra a Ponte, ele tem mais uma chance de não passar despercebido.

-

NA TV
Ponte Preta x São Paulo
16h Globo (para SP)


Endereço da página: