Folha de S. Paulo


Marcelo Melo vence em Roland Garros e chega a 400 vitórias nas duplas

O tenista brasileiro Marcelo Melo conseguiu nesta quarta-feira (31) sua vitória número 400 em jogos de duplas de torneios da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Ao lado do polonês Lukasz Kubot, ele venceu os franceses Julien Benneteau e Jeremy Chardy por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3, em Roland Garros, e se classificou para a segunda rodada do Grand Slam.

A quantidade de vitórias conquistadas por Melo em uma única categoria é inédita para tenistas do país. Entre os duplistas, Bruno Soares tem 377 e André Sá soma 281. Gustavo Kuerten, por sua vez, computou 358 vitórias em partidas de simples –somando seus triunfos pelas duplas, o catarinense chegaria a 466, mas na hora de definir seus recordes a ATP tem por hábito computar os jogos válidos por apenas um tipo de competição.

"Eu estou muito feliz por ter chegado nessa marca aqui, em um torneio tão especial para mim e para todos os brasileiros. Quando comecei, nunca poderia imaginar que estaria comemorando 400 vitórias em duplas, uma meta que poucos alcançaram. Aí vêm as lembranças, de alguns detalhes, dos jogos mais importantes, das vitórias guardadas na memória", disse o brasileiro, após a partida.

Entre os triunfos mais importantes de sua carreira, Melo elegeu o título do Grand Slam francês em 2015 e a vitória no ATP de Viena que o levou ao topo do ranking mundial.

"Tive alguns momentos muito importantes na carreira, não só para mim, mas para o tênis brasileiro. Uma é a vitória que me levou a número um do mundo, em Viena, na Áustria, o primeiro brasileiro a liderar o ranking individual de duplas. A segunda é a da final de Roland Garros, um resultado histórico, com a inédita conquista em duplas por um tenista do Brasil. Tem também as vitórias na Copa Davis. Guardei a raquete, a bola desses jogos, momentos muito especiais. Agora quem sabe não consigo chegar nas 500", afirmou o jogador.

Na segunda rodada, Melo e Kubot vão enfrentar o americano Ryan Anderson e o britânico Aljaz Bedene.

BRASILEIROS ELIMINADOS

Também nesta quarta-feira (31), Thomaz Bellucci foi eliminado da chave de simples de Roland Garros. Em jogo válido pela segunda rodada do Grand Slam, o tenista brasileiro foi derrotado pelo francês Lucas Pouille, 17º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/1 e 6/2.

Rogerinho também foi eliminado nesta quarta da chave de simples. O tenista brasileiro foi derrotado pelo canadense Milos Raonic, sexto colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2, 6/3 e 6/4.


Endereço da página:

Links no texto: