Folha de S. Paulo


Takuma Sato vence 500 milhas; Alonso vai bem, mas carro quebra

Ron Graphman/Associated Press
Chip Ganassi Racing IndyCar driver Scott Dixon (9) runs over Schmidt Peterson Motorsports IndyCar driver Jay Howard (77) coming out of tune one during the 101st running of the Indianapolis 500 at Indianapolis Motor Speedway Sunday, May 28, 2017. (Ron Graphman/The Indianapolis Star via AP) ORG XMIT: ININS201
Acidente entre os pilotos Scott Dixon e Jay Howard

As 500 milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial, garantiu a emoção deste domingo (28) com muitas ultrapassagens, um acidente espetacular, participação especial do piloto espanhol Fernando Alonso e a vitória do japonês Takuma Sato, da Andretti.

A grande atração da 101ª edição da prova foi a presença de Alonso, que deixou de correr o GP de Mônaco de Fórmula 1 neste mesmo domingo para participar da etapa da Indy.

O espanhol largou na quinta posição do grid, a bordo da McLaren Andretti. E foi ironizado pelo colega de F-1 Lewis Hamilton por isso.

Durante a prova o piloto parecia um veterano em circuitos ovais, ficando em primeiro em várias oportunidades. Mas, faltando 21 voltas para o fim, o motor Honda da Andretti quebrou e ele teve que abandonar a corrida. Mesmo assim, foi aplaudido de pé pelos presentes na arquibancada.

Mario Andretti, dono da equipe pela qual Alonso correu, agradeceu pelo Twitter a presença do piloto: "Sinto muito, Fernando. Você deu um show este mês, dentro e fora do carro. Muito impressionante. Volte novamente".

O melhor brasileiro na largada foi Tony Kanaan, da Chip Ganassi, em terceiro. Ele terminou a corrida em décimo. Já o tricampeão das 500 milhas (2001, 2002 e 2009), Helio Castroneves, da Penske, largou em 19ª, mas fez uma grande prova de recuperação. Na metade das 200 voltas esteve na liderança e por ela brigou até a última volta. No fim, ficou em segundo, superado por Sato.

EMOÇÃO E SORTE

Um acidente impressionante assustou a todos. Scott Dixon, que largou na pole, atingiu o carro de Jay Howard, foi catapultado, sobrevoou o carro do brasileiro Helio Castroneves e bateu nas barreiras próximas ao alambrado. Mesmo após o choque, que destruiu sua Ganassi, o piloto neozelandês saiu caminhando para os boxes.

Com isso, a bandeira vermelha foi dada na volta 55 para que a equipe de limpeza entrasse na pista para retirar os detritos da batida.

Corrida reiniciada, a troca dos pilotos nas primeiras posições foi constante. Ao final da volta de número 200, Takuma Sato tornou-se o primeiro piloto japonês a ganhar as 500 milhas de Indianápolis.


Endereço da página:

Links no texto: