Folha de S. Paulo


Sensação em Saquarema, Yago Dora disputará etapa de Fiji do surfe

Grande coqueluche da etapa de Saquarema do Mundial de surfe, Yago Dora, 20, também disputará a etapa de Fiji, que começará em 4 de junho e pode se estender até 16 de junho. Ele foi convidado a participar pela World Surf League, a Liga Mundial de Surfe, que organiza o campeonato com os melhores 34 surfistas do mundo.

O curitibano de sorriso tímido chegou ao Rio como virtual desconhecido do público e tirou o havaiano John John Florence, o australiano Mick Fanning e o compatriota Gabriel Medina da competição e só foi parado na semifinal por Mineirinho, que viria a ser campeão. Por isso, passou a ser chamado de "matador de gigantes".

Em sua primeira bateria em Fiji ele terá como adversários o segundo colocado do ranking, o sul-africano Jordy Smith, e o 24º colocado, o americano Kanoa Igarashi.

Dora atualmente ocupa a terceira colocação do Qualifying Series (QS), que garante vaga no Championship Tour (CT, a elite do surfe mundial) do ano seguinte aos 10 mais bem colocados. Caso siga nessa posição, no ano que vem enfrentará os adversários que conheceu em Saquarema durante o ano inteiro.

"Estou muito grato por ter recebido o convite para competir em Fiji. Conseguir me classificar para o CT é meu sonho e é incrível ter outra chance de surfar contra meus heróis. Já fui para Fiji neste ano para surfar em Cloudbreak. Não entendi tudo perfeitamente, mas pude ter uma ideia do que as ondas podem fazer lá", disse Dora.

Dora conquistou fama no mundo do "freesurf", ou surfe não-competitivo, com seus aéreos (manobra em que o surfista usa a onda como uma rampa e faz movimentos no ar) altíssimos e acrobáticos. A revista especializada "Stab" chegou a perguntar se um aéreo dado pelo brasileiro em 2014 não seria o mais alto da história. Em Saquarema, foi com eles que eliminou os "caciques", conseguiu notas altas e levou a torcida para o seu lado: ele virou o xodó das adolescentes na areia.

Em Fiji, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão da etapa de Saquarema, terá a oportunidade de brigar pela liderança do ranking contra o havaiano John John Florence, atual primeiro colocado.

AS PRIMEIRAS BATERIAS EM FIJI

Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (POR), Jadson Andre (BRA)
Matt Wilkinson (AUS), Italo Ferreira (BRA), Joan Duru (FRA)
Owen Wright (AUS), Jeremy Flores (FRA), Ethan Ewing (AUS)
Adriano de Souza (BRA), Ezekiel Lau (HAW), Leonardo Fioravanti (ITA)
Jordy Smith (ADS), Kanoa Igarashi (USA), Yago Dora (BRA)
John John Florence (HAV), Jack Freestone (AUS), Tevta Gukilau (FIJ)
Joel Parkinson (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Nat Young (EUA)
Gabriel Medina (BRA), Conner Coffin (EUA), Stu Kennedy (AUS)
Julian Wilson (AUS), Connor O'Leary (AUS), Ian Gouveia (BRA)
Caio Ibelli (BRA), Michel Bourez (Polinésia Francesa), Miguel Pupo (BRA)
Sebastian Zietz (HAV), Mick Fanning (AUS), Bede Durbidge (AUS)
Adrian Buchan (AUS), Kelly Slater (EUA), Josh Kerr (AUS)

Surfe


Endereço da página:

Links no texto: