Folha de S. Paulo


Bauru ressuscita e conta com torcida para ir à decisão do NBB

Reprodução/Twitter
Lance do jogo entre Pinheiros e Bauru, pelo quarto jogo da semifinal do NBB
Lance do jogo entre Pinheiros e Bauru, pelo quarto jogo da semifinal do NBB

Depois de iniciar a série semifinal do NBB em desvantagem de 2 a 0, a maré mudou para o Bauru. Nesta terça-feira (23), às 19h30, a equipe do interior paulista joga diante de sua torcida por uma vitória sobre o Pinheiros para avançar para a decisão.

No quarto jogo da série, no último sábado (20), o Pinheiros atuou em casa e teve a chance de definir a classificação, mas caiu por 76 a 72.

Segundo o técnico do Bauru, Demétrius Ferraciú, a estratégia nos dois últimos jogos foi instilar nos jogadores um espírito de sobrevivência.

"Nós tínhamos que imaginar que a série estava 2 a 2 e todo jogo era o jogo decisivo. Nós conseguimos fazer isso em Bauru no terceiro jogo e também neste quarto jogo, muito em função do nosso sistema defensivo", disse.

O vencedor da quinta partida do cruzamento, nesta terça, enfrentará o Paulistano na final, que será disputada em melhor de cinco duelos. A série definitiva começará neste final de semana.

Independentemente da dupla de finalistas, o NBB terá um campeão inédito nesta temporada. Desde a criação da liga, em 2008/09, somente o Flamengo (5) e o Brasília (3) ergueram o seu troféu.

A equipe carioca, por sinal, buscava o pentacampeonato e havia obtido a melhor campanha classificatória, mas foi surpreendida pelo Pinheiros na fase de quartas de final.

O técnico do time pinheirense, César Guidetti, atribuiu a reação do Bauru à falta de aplicação defensiva.

"Nos momentos em que tínhamos a vantagem demos alguns vacilos na defesa", afirmou. "Precisamos continuar defendendo [de maneira] forte e no ataque não podemos perder a agressividade, mas sempre evitando os erros", complementou.

O Pinheiros jamais avançou à decisão do NBB.

O Bauru é mais experiente. Esteve presente às finais das últimas duas edições, nas quais foi superado pelo Flamengo. O time também já foi vice-campeão mundial de clubes em 2015, quando perdeu para o Real Madrid.

A aposta interiorana é que essa bagagem fará diferença. A equipe tem jogadores experientes e com passagem pela seleção brasileira, como Alex e Rafael Hettsheimeir.

"Buscamos dois jogos seguidos, trouxemos a vantagem de decidir em casa novamente e queremos mais", afirmou o ala-pivô Jefferson.

Em 20 partidas disputadas em seu ginásio (chamado Panela de Pressão) no NBB, o Bauru obteve 14 triunfos.

"A gente sempre conta com a torcida. Ela coloca mais pilha nos jogadores e faz a gente se doar ao máximo dentro de quadra. É óbvio que o mando só vale quando a gente faz o nosso trabalho", ressalvou o pivô Shilton.

NA TV
Bauru x Pinheiros
19h30 SporTV


Endereço da página:

Links no texto: