Folha de S. Paulo


Sensação em Saquarema, Yago Dora elimina Medina da etapa brasileira

Adriano Vizoni/Folhapress
SAQUAREMA - RJ - BR, 11-05-2017, 09h00: MUNDIAL DE SURF. O surfista brasileiro Yago Dora, que derrotou John John Florence, atual campeao mundial e avancou para a proxima fase da 4a etapa do mundial de surf WSL, disputado nas ondas da praia de Itauna, Saquarema. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES) ***EXCLUSIVO FSP***
O surfista brasileiro Yago Dora, que derrotou John John Florence e Gabriel Medina na etapa do Rio

Classificado para a etapa de Saquarema por ter passado em triagem local, o curitibano Yago Dora, 20, eliminou Gabriel Medina em bateria eletrizante nesta quarta-feira (17) e avançou às quartas de final do evento. A disputa foi definida com nas últimas duas ondas, com um aéreo para cada lado.

Dora tem surpreendido a todos durante o evento. Na segunda rodada, bateu o havaiano Kolohe Andino, 5o colocado no ranking; na rodada seguinte, eliminou o atual campeão e líder John John Florence. Desde então, virou a sensação da bateria, tendo nome constantemente gritado pelos torcedores na orla da praia de Itaúna.

Nesta quarta-feira (17), contra Medina, a disputa foi intensa, com constantes viradas.

"Gosto de disputas assim, onda a onda, em que um passa na frente e o outro segue atrás. Minha estratégia foi justamente essa de trocar notas, pegar várias ondas, assim como foi a do Medina. Ainda bem que deu certo", disse Dora após a bateria.

Até o último minuto de bateria, ambos os surfistas decidiram apostar em manobras "de borda", ou seja, "rasgadas" (quando o surfista sobe em direção à crista e muda de direção rapidamente), "batidas" (quando bate na crista da onda com a prancha) e "cutbacks" (quando vira de frente para a onda e volta para a frente).

Nessa estratégia, Dora se deu melhor, somando nota 7,50 e 6,70, contra 6,67 e 7,10 de Medina, que então precisava de 7,2 para ultrapassá-lo.

Em sua última manobra, nos últimos segundos, Medina partiu para um aéreo altíssimo, segurando a prancha, que claramente daria a nota de que ele precisava. Dora, ciente do risco, pegou a onda que vinha atrás, a última possível.

"Eu vi que ele ia para o aéreo e sabia que teria que dar um maior ainda. Hoje o mar não estava para aéreos, mas precisava tentar, já que vi que o Medina estava esperando para dar o dele. Deu certo", disse Dora. Ele deu um aéreo com rotação completa.

Já no palanque, Medina teve sua virada anunciada, com nota 7,73. Segundos depois, Dora viu que o placar virou pela última vez: 8,17, com um total de 15,67. Medina ficou com 14,83.

Nas quartas de final ele enfrentará mais um campeão, o australiano Mick Fanning, que foi o melhor do mundo em três ocasiões.

"Ele é um ídolo meu, um atleta no verdadeiro sentido da palavra", disse Dora.

Leandro "Grilo", pai e técnico de Dora, mostra tranquilidade.

"Não criamos expectativas para a competição e não estamos avaliando adversários. Só estamos querendo fazer boas ondas e fazer boas apresentações", afirmou.

Enquanto Dora dava entrevistas, as adolescentes que vibravam com John John Florence nas primeiras rodadas mostraram que já superaram o havaiano e gritavam: "Yago, cadê você, eu matei aula só para te ver."

ELIMINADO

O Brasil terá apenas dois representantes nas quartas de final. Na primeira bateria do dia, Wiggolly Dantas foi derrotado pelo australiano Joel Parkinson, que será adversário de Mineirinho na próxima fase.


Endereço da página:

Links no texto: