Folha de S. Paulo


Mladenovic elimina Sharapova em 1º torneio da russa após suspensão

Thomas Kienzle/AFP
Russia's Maria Sharapova returns to France's Kristina Mladenovic during their semifinal match at the WTA Porsche Tennis Grand Prix in Stuttgart, southwestern Germany, on April 29, 2017. / AFP PHOTO / THOMAS KIENZLE ORG XMIT: 29042017TKI010
A tenista Maria Sharapova é eliminada em seu primeiro torneio após suspensão de 15 meses por doping

A tenista francesa Kristina Mladenovic eliminou a russa Maria Sharapova da semifinal do Torneio de Stuttgart, na Alemanha, neste sábado (29).

Com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, Mladenovic, número 19 do ranking, garantiu classificação para a final deste domingo (30), às 10h (horário de Brasília), contra a alemã Laura Siegemund (49ª), que venceu a romena Simona Halep.

Sharapova disputava seu primeiro torneio desde a suspensão de 15 meses pelo uso de meldonium.

A russa foi flagrada em teste feito no dia 26 de janeiro de 2016, após partida de quartas de final do Aberto da Austrália, em Melbourne. A amostra foi analisada em laboratório de Montréal (Canadá) e constatou a presença da substância proibida.

O meldonium, que entrou na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) em 1º de janeiro de 2016, melhora a resistência física do atleta e tem efeito positivo em sua recuperação.

Convidada pela organização do Torneio de Stuttgart, a tenista foi criticada por colegas de esporte, que gostariam que ela fizesse participação em torneios menores até adquirir ranking para disputar competições mais importantes.

O britânico Andy Murray, líder do ranking masculino, e a alemã Angelique Kerber, vice-líder do feminino, foram alguns dos atletas que reclamaram, dizendo que a russa deveria "merecer" disputar os grandes eventos.

Neste sábado (29,) a russa venceu o primeiro set e começou muito bem o segundo, mas acabou derrotada por Mladenovic, que disputará sua terceira final no ano. A francesa foi campeã em São Petersburgo e vice em Acapulco.

Thomas Kienzle/AFP
France's Kristina Mladenovic returns the ball to Russia's Maria Sharapova during their semi-final tennis match at the WTA Porsche Tennis Grand Prix in Stuttgart, southwestern Germany, on April 29, 2017. / AFP PHOTO / THOMAS KIENZLE ORG XMIT: 29042017TKI004
A tenista francesa Kristina Mladenovic disputará sua terceira final em 2017

Endereço da página:

Links no texto: